Anatel desiste de proposta de unificar taxas em nova Cide-Telecom

Luís Osvaldo Grossmann ... 30/04/2020 ... Convergência Digital

A Anatel decidiu arquivar a proposta de unificar as taxas setoriais - Fust, Funttel, Fistel, Condecine e CFRP – no que se tornaria uma única ‘Cide-Telecom’. Apresentada pelo ex-conselheiro Aníbal Diniz em sua última participação no Conselho Diretor da agência, ela criava novas alíquotas e seria cobrada apenas das empresas com receitas anuais superiores a R$ 5 milhões. 

O entendimento majoritário no colegiado da Anatel, no entanto, foi de que falou uma análise mais profunda dos impactos da mudança e, especialmente, negociar com as autoridades tributárias. Como resultado, a sugestão de arquivamento pelo presidente Leonardo Morais foi acompanhada pelos demais integrantes. 

Morais apontou “ausência de estudos de impacto regulatório” bem como “de um dialogo mais amplo com a sociedade e com planejadores da política tributária”. Em outras palavras, “não houve consulta pública nem debate qualificado com autoridades fiscais”. 

Segundo apontou, “o foco do modelo em preservar a arrecadação tolheu a identificação de uma alíquota ótima. Ao se circunscrever à perspectiva arrecadatória, ocorreu-se no equivoco de atribuir maior carga tributária à maioria dos consumidores”.  

Apesar do arquivamento aprovado, a decisão foi determinar à Superintendência de Planejamento e Regulamentação que use as informações do processo para avaliar a pertinência construir uma nova proposta e reincluir o tema na agenda regulatória. 


Internet Móvel 3G 4G
TIM ativa piloto de banda larga fixa com 5G DSS

Primeiros 300 clientes iniciaram testes da tecnologia em Bento Gonçalves (RS), Três Lagoas (MS) e Itajubá (MG). Operadora está entregando os equipamentos em comodato para os testes.

Anatel flexibiliza regras para as MVNOs

Em especial, agência passa a permitir que operadoras virtuais possam fazer contratos com mais de uma prestadora na mesma área de registro. 

Carlos Baigorri toma posse no Conselho Diretor da Anatel

Em cerimônia no Ministério das Comunicações, o novo conselheiro afirmou que "a Anatel tem diversos desafios para o ano que vem, como o leilão de 5G, e temos que garantir que a conectividade chegar a todos rincões do País, com qualidade e a preços acessíveis à população para que todos os brasileiros possam exercer a sua cidadania”.

Feninfra diz que sem desoneração da folha país perde R$ 2 bilhões e 500 mil empregos em Telecom

Segundo a presidente da entidade, Vivien Suruagy, caso o Congresso não derrube o veto de Bolsonaro à medida, haverá um "apagão de tecnologia" no país.

Para OCDE, tributação é gargalo de telecom no Brasil

“Um ponto fraco significativo é o alto nível dos tributos e das taxas aplicados ao setor de comunicações”, aponta a entidade em relatório sobre o setor. Infraestrutura passiva e renovação sucessiva de espectro merecem atenção. 

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G