Quatro estados já usam e 10 estão na fila para medir isolamento com celulares

Luís Osvaldo Grossmann ... 29/04/2020 ... Convergência Digital

Criada para ajudar o governo federal no combate à Covid-19, a ferramenta que usa a contagem de celulares em estações radio-base para verificar deslocamentos e aglomerações foi adaptada para servir estados e grandes cidades com as informações, transformadas em “mapas de calor”. Em uma semana, quatro estados e cinco grandes cidades já aderiram. 

“A ferramenta já está operando e pode ser usada em nível federal, estadual e por capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes. Até aqui 22 entes demonstraram interesse e nove já fecharam: os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Pará, as capitais Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro, além de Campinas (SP) e Campos (RJ)”, diz o presidente executivo do Sinditelebrasil, o sindicato nacional das operadoras, Marcos Ferrari. 

Adesão e acesso são totalmente online, mas exigem contato por um email ‘.gov’ e ofícios assinados pelas autoridades máximas estadual ou municipal. O sistema é o mesmo que Vivo, Claro, Tim, Oi, Algar e Sercomtel ofereceram ao governo federal, mas que foi descartado por Jair Bolsonaro – embora a alegação de preocupação com a privacidade soe inverossímil depois que o próprio ordenou que as teles entregassem nome, endereço e telefone de todos os clientes ao IBGE.

A partir do pedido de adesão, feito em sistema desenvolvido pela ABR Telecom, a mesma entidade responsável pelos registros de portabilidade numérica, o acesso é liberado em 48 horas por meio de senhas restritas – cada ente pode indicar no máximo até cinco pessoas, portanto ter até cinco senhas. Elas dão acesso a um dashboard com dados de isolamento social do dia anterior, por meio de gráficos e mapas com as manchas de onde estão os celulares. 

Além dos que já assinaram com as teles, estão no processo de adesão os demais estados do Nordeste, além do Espírito Santo e o Distrito Federal. Segundo Ferrari, o que a plataforma faz é medir a quantidade de celulares em cada ERB, sem identificação individualizada 

“É uma ferramenta muito simples de entender, que está conforme a legislação vigente e com a própria Lei Geral de Proteção de Dados. Portanto, não há risco nenhum de invadir privacidade dos dados. Aqui não se sabe quem é a pessoa, apenas uma mancha de calor. Mas permite fazer uma aproximação estatística muito apropriada para o controle eficiente da propagação da Covid-19”, afirma. 


Internet Móvel 3G 4G
Desertos digitais no Brasil só acabam com Reforma Tributária

Para o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, e para Daniel Vilela, Diretor, Aliança Conecta Brasil F4, quando os projetos são colocados no papel, a tributação não permite fazer a conta fechar. Conectividade rural e educação são gargalos de investimentos.

Oi entra na disputa do mercado de marketplaces para consolidar marca de consumo

Plataforma OiPlace chega ao mercado com mais de 3 mil produtos e, numa etapa, prevista para daqui a três meses, também vai vender serviços como instalação e manutenção. Tele também incluiu canal ao vivo no Oi Play, a partir da mudança da regra de conteúdo na Internet pela Anatel.

Em três meses, Anatel e PF apreendem mais equipamentos irregulares que em todo 2019

Somente entre julho e setembro deste 2020 foram 243,7 mil equipamentos sem certificação, entre baterias, carregadores, TV boxes, smartwatches e conversores digitais com Wi-Fi.

Reordenamento do uso dos postes tem custo estimado em R$ 20 bilhões pela Anatel

Montante seria o necessário para adequar o uso dos postes em 1,4 mil cidades com mais de cinco prestadores de telecomunicações. Agência reguladora também propõe a criação de um operador neutro para a resolução dos conflitos existentes com empresas de Internet e distribuidoras de energia.

Receita faz a maior apreensão de TV box piratas do Brasil

Mais de 60 mil aparelhos foram apreendidos, o que representa um prejuízo superior a R$ 50 milhões ao crime organizado.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G