INTERNET

Empresas deixam de lado sites e preferem usar redes sociais

Luís Osvaldo Grossmann ... 28/04/2020 ... Convergência Digital

As redes sociais, muito mais do que websites, são o principal canal de contato e negócios de pequenas, médias e grandes empresas no Brasil, segundo aponta a pesquisa TIC Empresas 2019, divulgada pelo Cetic.br, o braço de estudos do NIC.br, nesta terça, 28/4. Segundo a pesquisa, enquanto sites são usados por 54% das PMEs, a presença em alguma rede social é muito maior e chega a 78%. É bom observar que a pesquisa foi feita no ano passado, antes do impacto da pandemia de Covid-19, que impôs os negócios online como meio de sobrevivência.

“Dentre as empresas que possuem websites, a maioria deles são estáticos. Portanto, vemos ainda alguns obstáculos à maior presença online, com uso de websites que conversem com os clientes e usem todos os recursos possíveis hoje. Por outro lado, as empresas estão presentes nas redes sociais”, aponta o gerente da pesquisa, Leonardo Lins. 

Redes como Facebook ou Google+ são usadas por 62% das PMEs, acima dos 59% medidos em 2017. Também cresceu o uso de aplicativos de mensagens como Whatsapp ou Telegram, de 42% para 54%. E especialmente notável é o avanço de redes sociais de imagens, como Instagram, Flickr ou Snapchat, cujo uso dobrou de 22%, em 2017, para 44%.

“Contrastando um pouco com os números de websites, essas plataformas oferecem experiência de uso mais fácil. Um website precisa de maior especialização. E tem o efeito rede em si, pois um grande número dos clientes está nas redes sociais”, avalia Lins. 


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

Sem nova lei, Justiça condena deputado a indenizar em R$ 50 mil por fake news

Por vídeo com acusações falsas a ex-presidente do PT em Ubatuba (SP), de 2018, Alexandre Frota (PSDB-SP) terá também que se retratar em suas redes sociais. 

Mastercard calcula alta de 75% nas vendas pela internet em maio

Média desde março é de crescimento de 48% – mais que o triplo do trimestre anterior, quando foi 14%. 

CGI.br renova quadro de conselheiros pelos próximos três anos

Processo eleitoral seleciona os 11 representantes das empresas, terceiro setor e academia. Outras 9 vagas são do governo e uma de notório saber. 

MP estuda como combater fake news em redes sociais durante campanhas

No Rio de Janeiro, 200 promotores eleitorais realizaram workshop para atuação judicial e extrajudicial contra desinformação na internet. 

Silvio Meira: Fake News não vai acabar tão cedo no Brasil e no mundo

Ao participar do Convergência Digital em Pauta, o cientista, professor e empreendedor, Silvio Meira, foi taxativo:  a fake news combina ilusão com analfabetismo digital e só vai desaparecer quando o mundo for propriedade dos 100% digitais.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G