GESTÃO

Covid-19 adia implantação do ‘cadastrão’ dos dados federais

Luís Osvaldo Grossmann ... 27/04/2020 ... Convergência Digital

O Comitê Central de Governança de Dados, a quem compete a governança do cadastro unificado de dados dos cidadãos brasileiros em poder do Estado, soltou uma recomendação à Secretaria de Governo Digital para que sejam suspensos os prazos relacionados à implantação do ‘cadastrão’ federal. 

Segundo o Comitê, a medida se justifica “em razão do estado de calamidade pública em consonância com a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus”.

Formalmente, a nova orientação altera a Resolução 2/20 do Comitê, na qual foi fixado o prazo de 90 dias para que órgãos e às entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional atuassem a fim de “categorizar seus conjuntos de informações para fins de compartilhamento de dados”.

Como resultado, a norma manteve os 90 dias, mas suspendeu o marco inicial desse prazo. O que antes começava a correr desde 20/3 último, agora deverá ficar à espera de uma nova resolução do Comitê Central de Governança de Dados para início da contagem. 


Carreira
Ministério da Economia vai contratar 350 temporários para transformação digital. Assespro diz que medida é nociva

Seleção simplificada mira especialistas em gestão de projetos, infraestrutura de TI, segurança de dados, experiência do usuário e desenvolvimento de software. Federação Assespro reclama da falta de parceria do governo com as empresas.

Receita simplifica certificado digital online para pessoa jurídica

Segundo o Fisco, empreendedores não precisarão se deslocar a estabelecimentos físicos para obter um e-CNPJ junto à Autoridade Certificadora.

Governo recria Conselho Nacional do Consumidor e inclui Anatel

Decreto cria órgão com 15 integrantes, sendo quatro das agências de telecomunicações, aviação civil, energia e petróleo. 

Covid-19 acelerou digitalização de 200 serviços públicos

Segundo a Secretaria de Governo Digital, em 18 meses já são 800 serviços acessíveis totalmente de forma digital. 

Petrobras adota satélite de baixa órbita para reduzir tempo de transmissão de dados

Estatal contratou satélites de órbita média terrestre para reduzir em 75% a transmissão de dados. Tecnologia vai ser usada em outras oito plataformas da Petrobras, instaladas nos campos de Búzios, Lula, Berbigão e Atapu.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G