Clicky

GESTÃO

Serviços com login único no Gov.br chegam a 809 durante a pandemia de Covid-19

Convergência Digital* ... 20/04/2020 ... Convergência Digital

Ao todo, 6,7 milhões de pessoas acessaram em março o portal único Gov.br, que hoje concentra 1.952 serviços digitais do governo federal. É um crescimento de 63% em relação ao mês anterior, quando foi registrado o acesso de 4,1 milhões de pessoas. A procura por serviços públicos e informações é crescente: apenas de 1º a 15 de abril, 9,4 milhões de pessoas fizeram acesso ao portal.

Paralelamente, 218 novos serviços também foram inseridos em março pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia na ferramenta do login único do governo federal, o que representa um salto de 37% no número até então registrado. Agora, há 809 serviços em âmbito federal, estadual e municipal ali disponíveis, acessíveis com uma só senha e com o mesmo login. É mais facilidade ainda para o cidadão usar o Gov.br.

“A aceleração que empreendemos no uso de ferramentas digitais para solucionar a vida do cidadão é uma diretriz de governo nesta pandemia de coronavírus. Nossas equipes intensificaram ainda mais a inserção de novos serviços públicos no login único, sejam federais, estaduais ou municipais. O que importa é que as pessoas consigam resolver de forma simples e segura as solicitações que tiverem a fazer”, destaca o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.

Adeus às múltiplas senhas

Mais de um quarto da população brasileira já tem cadastro no login único – 58,5 milhões de pessoas, ao todo – e faz uso dessa facilidade. No 1º trimestre deste ano, 3,66 milhões de pessoas a cada mês, em média, criaram novas contas.

Somente em março, 54 novos serviços federais, 73 estaduais e 91 municipais foram integrados ao login único. O de maior impacto é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que nesta primeira fase possibilitou a mais de 500 mil estudantes visualizarem o espelho de redação e resultados dos 'treineiros' de 2019 (quem testou o exame sem ter concluído ainda o Ensino Médio). Esse já é o mesmo cadastro de usuários que possibilitará a inscrição no Enem 2020, prevista para maio.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) também concluiu a migração de seus serviços digitais para o login único.

“Nossas equipes estão preparando os sistemas para a entrada de grandes serviços no login único ao longo dos próximos meses, como a inscrição do Enem, que deve atrair mais de 5 milhões de estudantes”, acrescenta o diretor do Departamento de Serviços Públicos Digitais da Secretaria de Governo Digital, Luiz Miyadaira Ribeiro.

Acessos ao portal Gov.br

Janeiro/2020: 4,6 milhões de pessoas
Fevereiro/2020: 4,1 milhões de pessoas
Março/2020: 6,7 milhões de pessoas
Abril/2020 (1 a 15/4) 9,4 milhões de pessoas

O login único é a ferramenta com a qual o cidadão pode acessar serviços digitais com uma única senha e um único login. Ao acessar o Gov.br com o login único, o usuário tem à disposição 809 serviços federais, estaduais e municipais já integrados ao sistema.
Os números do login único

- 218 novos serviços digitais foram inseridos em um março;

- Com isso, o login único passou a contar com 809 serviços;

- Serviços do governo federal, DF, governos estaduais e municípios que integraram seus sistemas podem ser acessados com um único login e uma única senha.

*Com informações do Ministério da Economia


Carreira
Brasileiros admitem vazar dados em troca de benefícios pessoais

Pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental (IPRC), em 24 empresas privadas do país, mostra que apenas 1/3 dos profissionais ouvidos têm  consciência de que o dado é um bem da organização. O restante admite não guardar sigilo das informações.

Aeroporto de Brasília automatiza medição de temperatura no combate à Covid-19

O sistema, que também detecta a utilização de máscaras tem objetivo de aprimorar a segurança do terminal e o controle de viajantes que chegam à capital federal.

TST: Sede do site de busca de empregos define foro em ação de empregado contra empresa

Técnico em manutenção hospitalar que vive em Goiás (GO) foi contratado por meio de site de Brasília (DF), por empresa de Recife (PE), para trabalhar em Natal (RN).

Com plataforma do Serpro, começa a valer antecipação de contratos com o governo

Antecipagov é um sistema que permite o uso de contratos públicos como garantia para até 70% do que os fornecedores têm a receber. 

STF derruba decisão do TST que proibiu terceirização do call center da TIM

Decisão reafirmou a cassação da Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho, que vedava a terceirização das atividades-fim. 




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G