Clicky

INOVAÇÃO

Facebook insiste com criptomoeda e pede licenciamento na Suíça

Convergência Digital* ... 17/04/2020 ... Convergência Digital

A reguladora do mercado financeiro da Suíça, FINMA, recebeu pedido de licença para sistema de pagamento feito pela entidade por trás da Libra, criptomoeda do Facebook, após a organização da moeda digital anunciar uma ampla reformulação do projeto. 

“A FINMA recebeu o pedido de licença de sistema de pagamentos feito pela Associação Libra. Isto marca o início do processo de licenciamento sob a legislação suíça”, afirmou a agência em comunicado. 

“Como é comum em licenças para novos projetos, a inscrição não está completa em todas as suas particularidades, mas permite à FINMA iniciar o processo de licenciamento formal”, acrescentou a agência. 

A planejada criptomoeda do Facebook Libra será vinculada a moedas nacionais individuais e supervisionada por autoridades globais em uma reformulação que espera obter aprovação regulatória. O projeto foi reestruturado após críticas a partir da apresentação inicial. 

A perspectiva dos 2,5 bilhões de usuários do Facebook adotarem a libra criou intensa preocupação internacional, com muitas autoridades monetárias preocupadas que o lançamento dela poderia erodir o controle soberano de moedas. 

O plano original para a libra, revelada em junho do ano passado, era que ela seria lastreada por uma ampla variedade de moedas e títulos de dívida governamental. Mas bancos centrais e reguladores tiveram receios de que a libra tinha potencial para desestabilizar políticas monetárias, facilitar a lavagem de dinheiro e prejudicar a privacidade dos usuários. 

Em resposta, a Associação Libra, encarregada pela emissão da moeda digital e pela administração de sua rede, afirmou que um “colegiado” de bancos centrais, reguladores e agências governamentais de mais de 20 países indicados pela agência financeira suíça FINMA será ouvido em uma tentativa de ser uma fornecedora de serviços de pagamento na Suíça. 

* Com informações da Reuters


Sem dinheiro, CNPq só vai pagar 13% das bolsas para pesquisa

De 3.080 solicitações aprovadas com mérito na Chamada 16/2020, apenas 396 vão receber as bolsas efetivamente. 

Fintech nacional de meio de pagamento recebe aporte de R$ 90 milhões

A Hash recebeu aporte liderado pelo fundo QED Investor. O montante será aplicado para escalar a infraestrutura de pagamentos, possibilitando o processamento de mais de R$ 1,5 bilhão ainda este ano.

EMBRAPII e FIESP incentivam projetos inovadores de startups

Iniciativas podem envolver áreas, entre outras, como Inteligência Artificial, Mobilidade, Bioeconomia, Grafeno, Biofármacos e Manufatura 4.0.

Lei de Informática permitiu ao Brasil ter maior infraestrutura de IA na América Latina

Instituto de Ciência e Tecnologia SiDi, Samsung, NVIDIA Enterprise e Pure Storage são responsáveis pelo primeiro supercomputador do país. Máquina tem capacidade de fornecer 125 petaflops, o que significam dois milhões de notebooks trabalhando em conjunto para realizar tarefa similar. Instituto SIDI abre vagas para contratar profissionais de TI.

Transformação digital: um movimento com vencedores e perdedores

A afirmação é do cofundador da Decoupling.co, Thales Teixeira, sobre a digitalização do mundo acelerada pela Covid-19. Para o especialista, 2025 já chegou e exige uma readequação imediata das empresas por sobrevivência.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G