INOVAÇÃO

Uso de dados para medir aglomerações é destaque em programa do Ministério da Economia

Convergência Digital* ... 14/04/2020 ... Convergência Digital

Startups que informam a geolocalização de aglomeração de pessoas e que oferecem atendimento remoto médico e psicológico a brasileiros foram destaques no segundo dia de apresentações do “InovAtiva Conecta: Covid-19”, realizado na quinta-feira, 9/4, pela internet. 

Essa foi a segunda edição do evento, realizado pelo InovAtiva Brasil, programa de aceleração de startups do Ministério da Economia, em parceria com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), para promover a conexão entre empreendedores que têm soluções inovadoras para enfrentar a crise do coronavírus e representantes do governo, empresas e investidores envolvidos no combate ao avanço da Covid-19 no Brasil.

Foram apresentados cinco desafios de inovação para as startups propostos pela equipe técnica do Ministério da Saúde: 1) Testes rápidos para Sars-CoV-2 e Covid-19; 2) Monitoramento de indivíduos positivos para Sars-CoV-2  e Covid-19; 3) Atendimento remoto: telemedicina e telepsicologia; 4) Comportamento epidemiológico do Sars-Cov-2; e 5) Soluções preditivas de surtos e de toxicidade. Dez startups se apresentaram.

A InLoco e a Cyberlabs apresentaram soluções para evitar aglomerações de pessoas. A primeira startup desenvolveu um “Índice de Isolamento Social” que pode informar às autoridades responsáveis as localidades onde a população não está seguindo as orientações de distanciamento social.

No setor de atendimento remoto a brasileiros em isolamento social, a startup Portal Telemedicina apresentou solução global de medicina a distância para orientação, triagem, consulta e monitoramento, unindo inteligência médica e tecnologia no combate à Covid-19. Outras seis empresas apresentaram produtos e serviços de telemedicina, telepsicologia e tecnologias para otimizar a orientação, triagem, monitoramento e jornada dos pacientes em tratamento.

A startup WIER, que tem soluções para higienização avançada, oxi-sanitização e tratamento de efluentes, explicou o funcionamento de equipamento desenvolvido com Tecnologia de Plasma Frio e Ozônio que consegue inativar 99,99% dos vírus em ambientes.

A íntegra do demoday está disponível no canal do Youtube do InovAtiva Brasil.

Outras informações sobre o “InovAtiva Conecta: Covid 19” podem ser acessadas no hotsite do Inovativa Brasil, criado para reunir oportunidades para empreendedores, recursos, chamadas e conteúdos ligados à crise da Covid-19.

As soluções das startups

In Loco 

Índice de Isolamento Social, solução SaaS para ajudar no controle à propagação da Covid-19, aponta no mapa áreas em que a população não está aderindo à quarentena e que são áreas de risco de contágio.

Cyberlabs 

Usa Inteligência Artificial para identificar aglomeração de pessoas em locais externos em tempo real, disponibilizando insights para avaliação da vulnerabilidade dos bairros e conter a propagação da Covid-19.

WIER 

Equipamento desenvolvido com Tecnologia de Plasma Frio e Ozônio que consegue matar ou inativar 99,99% dos vírus em ambientes, diminuindo a proliferação e a disseminação da Covid-19.

Portal Telemedicina 

Solução global de medicina a distância para orientação, triagem, consulta e monitoramento, unindo inteligência médica e tecnologia no combate à Covid-19. 

NeuralMed 

Usa Inteligência Artificial (Deep Learning) para a análise de imagens de Raio-X de tórax para triagem de casos de Covid-19 e casos graves, agilizando o fluxo do PS dos hospitais.

Laura P.A. Digital 

O Laura P.A. Digital é uma plataforma de Inteligência Artificial que acompanha e faz a gestão da jornada do paciente desde a avaliação pré-hospitalar até o monitoramento pós-hospitalar.

BeeRads 

Plataforma de telemedicina que realiza triagem de forma automatizada dos pacientes suspeitos de terem contraído a Covid-19, encaminhando-os para teleconsulta e reduzindo impacto no sistema de saúde.

Caren 

Sistema de autoavaliação, monitoramento de sintomas e triagem on-line para o Coronavírus, por meio de um chatbot inteligente.

Psicologia Viva 

Plataforma de telemedicina na área de psicologia que funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana, com psicólogos autorizados e plataforma segura.

OPSICO 

Plataforma de saúde mental para indivíduos e empresas que visa a conectar psicólogos e pacientes por meio de um ambiente simples e digital.

* Com informações do Ministério da Economia



Indústria de semicondutores reage à liquidação da Ceitec

Em nota, associação nacional do setor indica “preocupação” com a medida. “Liquidação distanciará ainda mais o Brasil do conhecimento de ponta.”

OBr.Global promove bootcamps Live sobre empreendedorismo

Aceleradora, especializada em internacionalização das empresas, ensinará técnicas adotadas no Vale do Silício, nos EUA.

Política de informática foi feita para o hardware, mas deu certo com o software

Para Sílvio Meira, a estratégia que o Brasil quer desenhar para Inteligência Artificial precisa desafiar à produção nacional para trazer os resultados pretendidos.

Open Banking faz XP ir às compras no Brasil

XP anunciou a aquisição de participação majoritária na fintech Fliper, responsável, hoje, por mapear R$ 7 bilhões lem investimentos na sua plataforma.

Software livre venceu e desapareceu. Agora tudo é serviço.

Como lembrou o cientista e professor Sílvio Meira, ao participar do Convergência Digital em Pauta, até o Windows passou a rodar sobre fundação Linux.  O mundo, hoje, é de quem tem o serviço como diferencial de concorrência.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G