O Google Cloud está oferecendo treinamentos gratuitos totalmente on-line para profissionais de TI, como recurso de aprendizado para quem deseja se aprofundar em conhecimentos em computação em nuvem. Durante 30 dias, será possível acompanhar cursos projetados com base em habilidades essenciais, como arquitetura, engenharia de dados e machine learning. O objetivo é preparar essas pessoas para resolver problemas reais e incentivar que elas busquem tirar sua certificação do Google Cloud.
Mais de 60 treinamentos estão disponíveis no Pluralsight e no Coursera. Os laboratórios práticos, disponíveis para todos os níveis de habilidade, e em diversos idiomas, estão disponíveis no Qwiklabs. Nos laboratórios, é possível aprender a criar protótipos de um aplicativo, analisar padrões climáticos, criar modelos de previsão e muito mais. Após os primeiros 30 dias de uso, as respectivas plataformas cobrarão uma taxa, caso o usuário opte por ampliar o tempo de estudo. As inscrições podem ser feitas por meio deste link, até 30 de abril.
Para complementar os estudos, serão oferecidos webinars conduzidos por especialistas do Google Cloud, que vão guiar demonstrações práticas de laboratório e responder perguntas ao vivo sobre vários tópicos, como machine learning na nuvem, execução de SAP no Google Cloud, aumento de eficiência, e muito mais. Interessados, podem se inscrever aqui, onde também está disponível a agenda completa, além da consulta do histórico de vídeos.
O aporte previsto no País é de R$ 70 milhões, muito abaixo, por exemplo do que está sendo feito em países como China, Coreia e Espanha, lamentou o consultor de IA, Eduardo Prado, ao participar do 5x5 TecSummit. Ele advertiu que a transformação digital não acontecerá sem que se mexa nas cabeças das pessoas.
O diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais, enfatiza que 2020 foi o ano da disparada na transformação digital e destaca que as instituições financeiras da América Latina estão investindo 76% acima do ano passado em IaaS, PaaS e SaaS.
Por Ed Solis*
De acordo com a consultoria Omdia, o mercado de redes gerenciadas em nuvem cresce a uma taxa anual composta de 28,7%, com receitas de equipamentos previstas em US$ 5,5 bilhões
Por Srinivasa Raghavan*
Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.