SEGURANÇA

Coronavírus: Redes do Governo têm aumento de ameaças de phishing e fraudes

Luís Osvaldo Grossmann ... 09/04/2020 ... Convergência Digital

Em números absolutos, o cenário parece estar dentro da “normalidade” quando o assunto envolve ataques a redes de governo. Segundo dados do Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo, CTIR-Gov, até 7/4, o dado mais atualizado, foram registrados, em média, 17 incidentes por dia – até abaixo da média de 29 por dia de 2019. 

Ainda assim, segundo análise do Departamento de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional, há novidades no perfil. Conforme relata o DSI, “durante a campanha sanitária da Covid-19, notou-se aumento expressivo de phishings e de sites falsos, disseminados por e-mails, aplicativos de mensagens, redes sociais e outros meios”. 

O objetivo, naturalmente, é capturar credenciais dos usuários e obter vantagens financeiras, particularmente, nos programas de assistência à população. “Tais incidentes são tentativas de sabotar ação social do Estado, e causar dano às pessoas, por meio de fraudes, que visam capturar suas credenciais ou dados bancários”, informa o DSI. 

Ainda assim, o Departamento reforça que em relação a eventos cibernéticos nas redes de governo, as estatísticas vêm mantendo a média de anos anteriores. Assim, segundo o dado mais recente, foram registrados até 7/4, 1.694 incidentes. Dos quais 876 envolvem “abuso de site”, 400 “fraudes”, 242 “scans, 84 “vazamentos de informação”, 22 “indisponibilidades”, 3 “malware”, além de 67 classificados como “outros”. 

Como apontado pelo DSI, o digno de nota é que as “fraudes”, que ano passado apareciam como terceiro principal incidente, estão por enquanto na segunda colocação, reforçando a análise de que houve aumento de phishings e outras técnicas no embalo da pandemia. 


Prejuízo médio com violação de dados sobe para R$ 5,8 milhões no Brasil

Estudo da IBM mostra que o aumento no valor foi de 10,5% em relação a 2019. O levantamento traz uma advertência: aumentou o prazo para contenção do vazamento nas empresas para 115 dias. Credenciais roubadas ou nuvens com configurações incorretas foram as brechas para as invasões.

Segurança digital faz Oi ultrapassar a marca de 125 mil elementos monitorados em SOCs

SOCs, localizados no Rio de Janeiro e São Paulo, dão suporte à jornada digital de clientes públicos e privados e registrou um crescimento de 132% nas vendas de serviços gerenciados voltados à transformação digital.

PGFN alerta que é alvo de tentativa de fraude

Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional informa que nunca entra em contato para pedir doações ou para tratar de questões como pagamento de benefícios e auxílios ou restituição e resgate de valores.

Por Covid-19, biometria é excluída das eleições 2020 pelo TSE

Decisão foi tomada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso, em função do risco de contágio da Covid-19. Os leitores lde impressões digitais não podem ser higienizados a cada utilização, o que seria um risco considerável.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G