Clicky

SEGURANÇA

Três de cada quatro apps financeiros instalados no Brasil sofrem fraudes

Convergência Digital* ... 09/04/2020 ... Convergência Digital

O Brasil se tornou o terceiro maior mercado mundial de fintechs, segundo indica uma pesquisa da empresa de medição de performance de marketing digital AppsFlyer. Entre 2017 e 2019 o ritmo de downloads de aplicativos de serviços financeiros cresceu 4,5 vezes, chegando a 800 milhões, o que representa 8,5% de todas as instalações aplicativos no país, mais do que o dobro da taxa global. 

O levantamento inclui 350 aplicativos, contemplando pagamentos, investimentos, gestão financeira, transferência de recursos e seguros, entre outros. Apesar do número de downloads, a AppsFlyer aponta que o total de usuários ativos de serviços financeiros por esses apps está em aproximadamente 60 milhões de pessoas, assim considerados aqueles que fizeram ao menos uma transação num período de 60 dias. 

Os números também mostram que cerca de 40% dos downloads de aplicativos financeiros executados foram fruto de anúncios em redes sociais que já tinham um link para baixar o aplicativo. A pesquisa também chama atenção para o alto índice de fraudes: três de cada quatro aplicativos financeiros instalados no Brasil têm taxa de fraude de instalação superior a 30%. 

* Com informações da Reuters


Vazamento de dados: Procon/SP diz que Serasa segue com respostas insuficientes

Ao complementar as informações solicitadas pela entidade de Defesa do Consumidor, a Serasa apresentou um paraecer técnico de empresa especializada de que os sistemas da empresa são seguros. Mas o Procon/SP diz que as respostas foram incompletas e pouco esclarecedoras.

Vazamento de dados: Sigilo prepara ação contra as teles e diz que disputa com Serasa não acabou

Instituto vai recorrer da decisão que desobrigou a Serasa a comunicar vazamentos."Não queremos demonizar ninguém, mas vazamentos geram desconfiança", diz o presidente, Victor Gonçalves.

DPO corre risco de ser punido por megavazamentos com base no Código do Consumidor

Ao participar de evento da associação nacional de encarregados de dados, ANPPD, a advogada Patricia Peck advertiu que a ANPD não tem a exclusividade para aplicar sanções. “o Código do Consumidor traz como crime não informar sobre dados tratados ou correções”.

Abranet: Notificação de incidentes de segurança à ANPD apenas em casos de alta relevância

Entidade sugere que os incidentes de segurança só devam ser notificados se envolver, por exemplo, informações que correspondam a mmais de 50% da base de dados.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G