Clicky

INCLUSÃO DIGITAL

Com sobra de voluntários, seleção vai definir provedores para 16 mil unidades de saúde

Luís Osvaldo Grossmann ... 07/04/2020 ... Convergência Digital

Provedores internet interessados em contratos para conectar 16 mil unidades de saúde no país devem correr para enviar propostas à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa a partir de quarta, 8/4. Com sinalização de que há mais interessados do que pontos, pelo menos para parte das UBS, a RNP criou um sistema de seleção que adota como desempate alguns critérios técnicos, mas que pode ser decidido por quem encaminhou primeiro a proposta. 

A conexão das UBS é uma demanda do Ministério da Saúde ao MCTIC, que por sua vez acionou empresas de telecomunicações por meio do comitê de crise da Covid-19. A partir de uma lista de 16 mil pontos a serem conectados, entidades de pequenos provedores buscaram voluntários. Mas em vários casos, apareceram mais de um interessado. Daí a seleção e os critérios. 

Segundo o termo de referência, o objeto é acesso em banda larga, preferencialmente em fibra óptica, com relação de banda download/upload de 100/50%, com atendimento e monitoração do provedor, 24 horas, 7 dias por semana. Um dos critérios de classificação é a conexão estar entregue até 30/4 – depois desse prazo, a proposta é automaticamente desclassificada. 

Em locais onde não existir disponibilidade em fibra óptica, será considerado alternativa em enlace de rádio de frequência licenciada ou satélite. As velocidades mínimas aceitas são de 40 Mbps, 20 Mbps e 15 Mbps, respectivamente para fibra, rádio enlace e satélite. 

Se uma proposta apresentar a velocidade desejável, entre as demais propostas com velocidade mínima ou abaixo da desejável, ela será considerada a melhor proposta técnica. Propostas iguais ou acima da velocidade desejável, serão consideradas como iguais, em termos de requisitos técnicos. 

As propostas devem ser encaminhadas pela internet, no endereço https://www.rnp.br/sistema-rnp/fornecedores. A apresentação foi divivida nos seguintes blocos: 

Bloco 1 – USFs da região Sudeste

Início de submissão de proposta: 00:00h do dia 08 de abril de 2020 e término às 23:59h do dia 09 de abril de 2020

Bloco 2 – USFs das regiões Centro-Oeste e Sul

Início de submissão de proposta: 00:00h do dia 10 de abril de 2020 e término às 23:59h do dia 11 de abril de 2020

Bloco 3 – USFs das regiões Norte e Nordeste 

Início de submissão de proposta: 00:00h do dia 13 de abril de 2020 e término às 23:59h do dia 14 de abril de 2020

Os critérios de desempate são os seguintes: 

1 (um) ponto para a disponibilização de Wi-Fi de 2.4/5 GHz na USF, junto com a conexão; 

1 (um) ponto para a oferta de endereço IP fixo e; 

1 (um) ponto para o suporte a endereçamento IPv6. 

2º critério: se ainda persistir empate entre as pontuações finais, será considerada vencedora a proponente da mesma região da respectiva USF.

3º critério: se ainda persistir empate, a vencedora será por ordem de submissão de proposta (data; horário) dentre as proponentes ainda empatadas.

Vale lembrar que os contratos serão de 12 meses, iniciados efetivamente após a ativação da conexão e aceitação pela RNP e MS/Datasus. Mas os primeiros quatro meses do contrato deverão ser de prestação voluntária, não onerosos, não havendo, portanto, faturamento e pagamento pelo serviço. 


Governo anuncia lançamento de cabo submarino entre Brasil e Europa

O cabo ligará Fortaleza a Sines, em Portugal, anunciou o ministro das Comunicações, Fabio Faria. A obra será feita pela EllaLink, que promete uma estrutura capaz de proporcionar um tráfego de dados a 72 Terabits por segundo (Tbps) e latência de 60 milissegundos. Serão lançados 6 mil quilômetros de cabos submarinos.

Em um Brasil desigual, governo digital tem de servir para todos

Como destaca o professor Silvio Meira, no Brasil onde a desigualdade aumenta, “a gente vai ter que ser muito competente para desenhar serviços que possam ser usados realmente por todo mundo e não só por quem tem acesso à conectividade".

Treze anos depois, Congresso aprova uso do Fust para inclusão digital

Texto permite uso dos recursos, cerca de R$ 1 bilhão por ano, por serviços no regime privado, como a oferta de banda larga. Mas como ressaltado na votação, como não é impositivo, haverá conflito com a PEC dos Fundos. 

Brasil tem desempenho pífio em ranking global de educação digital em cibersegurança

Levantamento mostra o País em 42º entre 50 pesquisados e avalia nível de conhecimento atual sobre risco cibernético e a relevância das iniciativas para promover educação e treinamento. 

Apenas 16% dos empregados em teletrabalho tiveram Internet paga pelos patrões

Nova pesquisa TIC Covid, do Cetic.br, reforça que a alternativa do home office se deu predominantemente entre os mais ricos e escolarizado. Apenas 20% dos patrões ofereceram aplicações de segurança.

Desigualdade econômica acentua exclusão digital do campo no Brasil

Estudo mostra que na região, 77 milhões de pessoas não tem acesso à internet. No Brasil, que puxa os índices agregados para cima, diferença é gritante entre grandes e pequenas propriedades. Levantamento mostra que 244 milhões de pessoas na AL não têm acesso à Internet.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G