Home - Convergência Digital

No Rio, 26% das empresas de TI adotam redução de salários e de jornada

Convergência Digital* - 03/04/2020

As empresas de TI do Rio de Janeiro estão se adaptando para enfrentar a crise provocada pela pandemia Covid 19. Uma pesquisa realizada pelo TI Rio, Sindicato das Empresas de Informática do Estado, feita entre 25 e 28 de março, com 120 empresas do setor, mostra que com relação às relações trabalhistas, 26% das empresas pesquisadas admitiram já terem tomado medidas como demissão, antecipação de férias, redução de jornada e de salários.

O teletrabalho (home office) foi adotado por 99% das empresas. Apenas uma delas (0,8%) optou pelas férias coletivas.  Outros recursos adotados foram o banco de horas por 15%; horários alternados por 10%. A totalidade das pesquisadas optou pelo isolamento social, mas apontaram -36% - dificuldade com home office principalmente com relação à disponibilidade de Internet nas residências dos funcionários. Seguida pela questão do controle de jornada (28%) e o contato com os clientes (26%).

No caso da relação com os clientes foi constatado um mix de meios como formas de contato. O e-mail é o recurso adotado por 88,5%; 84% o telefone; 67% o WhatsApp; 64% vídeo ou teleconferência e 8% outros meios, como Hangout, Google Drive, VPN, Cloud da Amazon e Zoom.

As empresas também afirmam enfrentar dificuldades na obtenção de recursos junto ao sistema bancário – quase metade das pesquisadas – 48% - reclamaram muito dos bancos.  Para receber pagamentos dos clientes por 57% e, para pagamento de impostos, 46% indicaram os federais e 18% os municipais.

Entre as empresas que responderam à sondagem, 57% foram desenvolvedoras de sistemas, 10% consultorias de TI; 8% comercializadoras de software; 7% da área de suporte e 18% foram agrupadas como “outros”. Quanto ao porte, 57% têm entre onze e 99 empregados; 29,5% até dez; 3% entre cem e 199 e 9,84, mais de 200.

O presidente do TI Rio, Benito Paret, disse que na segunda quinzena de abril a entidade fará nova sondagem. “Nessa primeira tivemos um retrato do impacto das medidas adotadas. Na próxima já conseguiremos aferir resultados mais aprofundados. Muito provavelmente questões relacionadas às finanças, como pagamentos, recebimentos, rotatividade de clientes, devem surgir com força.”

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

03/08/2020
Covid-19: teles desligaram mais do que adicionaram clientes no mês de junho

03/08/2020
Unimed Fesp adota Citrix para trabalho remoto de quase 700 colaboradores

31/07/2020
Coronavírus SUS vai rastrear contatos de infectados com covid-19

31/07/2020
Teletrabalho: servidor é obrigado a assumir custo de energia, de TI e de Internet

30/07/2020
Algar é primeira contratada do MEC para fornecer internet gratuita para alunos de baixa renda

28/07/2020
Covid-19: Instituto Eldorado vai acelerar projetos de produção e manutenção de EPIs

28/07/2020
Empresas inadimplentes não serão excluídas do Simples em 2020

23/07/2020
Home office e comércio eletrônico salvaram 2020 dos data centers no Brasil

23/07/2020
Desenvolvedores de software revelam medo e falta de preparo para desastres

22/07/2020
Suspeita de fraude faz Caixa bloquear 1,3 milhão de CPFs no Auxílio Emergencial

ARTIGO . Por Melissa Torgbi

Cientista de dados: seja curioso, se envolva e tenha muita disposição para resolver problemas

Há muita empolgação acerca do termo “ciência de dados” atualmente. Para nós que queremos ser cientistas de dados, há alguns requisitos. Um deles: ter muita, mas muita vontade de aprender o tempo todo.

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

TRT/SP rejeita cautelar das empresas de TI e cobra Convenção Coletiva 2020

O desembargador e vice-presidente judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2 Região, Rafael Edson Pugliese Ribeiro, em despacho, alerta que a falta de renovação da Convenção Coletiva 'é a falência do diálogo'. Convergência Digital publica a íntegra da decisão.

Microsoft muda alto escalão da AL e fica à espera de Rodrigo Kede,em litígio com a IBM

O presidente para a AL da Microsoft, Cesar Cernuda, e a brasileira Paulo Bellizia, vice-presidente de Vendas, Marketing e Operações para a região, oficializaram a saída da empresa. A computação em nuvem é pano de fundo no embate entre as gigantes.

Gestor de Tecnologia foi repaginado pela Covid-19

Os responsáveis por compliance, por digitalização e por suppy chain foram reconhecidos e estão à frente das ações das empresas e passaram a ter acento nos comitês de liderança, afirma o consultor da Russell Reynolds Associates, Márcio Gadaleta.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site