GESTÃO

Economia prepara norma para permitir assembleias de acionistas pela internet

Convergência Digital ... 02/04/2020 ... Convergência Digital

O Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração do Ministério da Economia vai regulamentar a participação e votação a distância em reuniões e assembleias de sociedades anônimas fechadas, limitadas e cooperativas. Uma proposta de norma está em consulta pública até 6/4, pelo portal Participa.br.

Segundo o ME, a iniciativa responde às necessidades de isolamento por conta da pandemia da Covid-19 e atende ao disposto na Medida Provisória 931/2020 que, entre outros temas, altera prazos para a realização de assembleias gerais ordinárias nas empresas. 

“Ao permitir que decisões societárias possam ser tomadas de forma remota, o departamento se alinha com as políticas governamentais, sobretudo às recomendações do Ministério da Saúde”, diz o Ministério, em nota. 

De acordo com a proposta em discussão, a possibilidade de reuniões ou assembleias virtuais devem respeitar alguns requisitos mínimos. Por exemplo, os documentos e informaçõesdevem ser disponibilizados previamente também por meio virtual, sendo possível atestar a comprovação do envio e do respectivo recebimento pelos acionistas, sócios ou associados.

Além disso, a sociedade deve verificar se todos os acionistas, sócios ou associados possuem condições tecnológicas para participar e votar a distância na assembleia ou reunião semipresencial ou virtual, disponibilizando suporte técnico online, em tempo real, para os que necessitarem.

O sistema eletrônico adotado pela sociedade para realização da reunião ou assembleia semipresencial ou virtual deve garanti segurança, confiabilidade e transparência; registro de presença; garantia e preservação do direito de participação e voto a distância; possibilidade de visualização de documentos apresentados e gravação integral. 


Plataforma online vai integrar pagamentos ao Tesouro Nacional

Empresas que prestam serviço de recolhimento de valores poderão se credenciar ou integrar suas soluções ao PagTesouro.

Empresas estão longe de priorizar a LGPD, adverte a EY

"Nem dois anos ou mesmo o dobro deste tempo serão suficientes para a empresa que não colocar a privacidade de dados como prioridade", afirma Marcos Sêmola, sócio-líder da EY para Cybersegurança.

Dataprev lança ferramenta para acesso online à bolsa de qualificação profissional

Bolsa é uma das alternativas à demissão nos casos de suspensão de contrato de trabalho motivados pela pandemia de Covid-19. 

LGPD: quase 90% das empresas abandonam adequação e culpam a Covid-19

Estudo mostra que boa parte das organizações deixou de lado os ajustes dos sistemas, até pela indefinição política do tema.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G