Clicky

Home - Convergência Digital

App Vio, do Serpro, de autenticação por celular, avança para América Latina

Convergência Digital* - 02/04/2020

Permitir que cidadãos e empresas verifiquem, de forma prática, ágil e segura, a autenticidade de um documento pelo celular, contra fraldes e falsificações, é possível com o uso da tecnologia Vio, que acaba de ganhar versões em inglês e espanhol do aplicativo. A solução desenvolvida pelo Serpro garante a validação e veracidade dos dados, com segurança, integridade e confiabilidade, podendo ser utilizada também pelos países do Mercosul.

As novas versões em idioma estrangeiro do App Vio já estão disponíveis nas lojas App Store e Google Play. Para que seja visualizado nos novos idiomas, é necessário alterar as configurações de idioma do dispositivo móvel do usuário. De acordo com o gestor do Vio, Lary César Galeno, “a disponibilização da versão multi-idioma é um ganho potencial para o produto. A partir do momento em que o Vio é internacionalizado, abrimos portas para negociações com outros mercados, tendo em vista a aceitação de documentos brasileiros na versão digital por outros países”.

“A iniciativa faz parte do projeto de internacionalização dos produtos do Serpro, no qual o Vio, como parte integrante deste rol, vai possibilitar aumentar o alcance da solução no mercado internacional. O Denatran cogita alinhar com os órgãos competentes dos países do Mercosul, via Ministério das Relações Exteriores, a possibilidade dos agentes de trânsito desses países poderem validar os documentos digitais do Brasil e as informações da nova Placa de Identificação Veicular utilizando o Vio”, revela Lary César, conforme informações repassadas pelo gerente do departamento responsável pelo atendimento ao consumidor.

O Vio é um sistema de certificação de autenticidade de documentos de identificação, que usa a tecnologia de compactação e criptografia de dados para permitir que as informações em um documento sejam inseridas em um código QR.  Diferentemente de um código QR normal, limitado a manter informações específicas e de texto, o QR Code Vio permite inserir texto e imagens criptografados para leitura offline.

“O QR Code Vio replica os dados contidos no documento utilizando encriptação forte para garantir a autenticidade dos dados. Além disso, QR Codes Vio são encriptados na fonte a partir de informações fornecidas pela própria entidade emissora do documento, garantindo o não-repúdio”, explica Lary Galeno. Em 2020, já foram gerados cerca de 12 milhões de QR Codes. Desses, 11 milhões foram para produtos Denatran e 1 milhão para demais produtos. Conheça os órgãos e as solução que já utilizam a tecnologia Vio.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

24/11/2020
Receita prorroga, de novo, prazo para Serpro parar de divulgar NFEs a terceiros

03/11/2020
Depois de R$ 1,4 milhão para Facebook, Serpro vai pagar R$ 800 mil pra impulsionar conteúdo no LinkedIn

26/10/2020
Por dados, OCDE recomenda cautela na privatização de Serpro e Dataprev

26/10/2020
Presidência da República contrata Serpro para ter Dados como Serviço

21/10/2020
Serpro comunica aos funcionários plano de demissão voluntária

05/10/2020
Serpro retoma as atividades presenciais, com exceção do Rio de Janeiro

01/10/2020
BNDES abre licitação para manter plano de venda do Serpro e Dataprev

25/09/2020
Governo fecha com Serpro para cruzamento de dados. Dataprev é a próxima

24/09/2020
Serpro busca parceria com bancos para emissão de certificado digital

23/09/2020
Serpro vai comprar ferramenta em nuvem para análise de mídias sociais

Destaques
Destaques

Anatel: Cibersegurança em Telecom une teles e os mais de 10 mil prestadores de serviços SCM

"Não há como fazer obrigação em cibersegurança. O ambiente tem de ser cooperativo e não é apenas com as teles. São mais de 10 mil pequenos prestadores de serviços e eles têm de estar ativos. Temos de ter uma coordenação entre todos os atores", disse o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, Nilo Pasquali.

Aos 23 anos, Anatel lista 5G como próximo desafio

“Entre os desafios que nos aguardam, a economia brasileira precisa ter sua digitalização aprofundada, a conectividade precisa se tornar mais real na vida dos brasileiros”, destacou o presidente da agência, Leonardo de Morais, também ressaltando a segurança cibernética e renovação das concessões em 2025.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

IoT e os novos negócios e aplicações para o mercado de energia

Por Pedro Al Shara*

Analistas de mercado estimam que o impacto da Internet das Coisas na economia alcance de 4% a 11% do Produto Interno Bruto do planeta em 2025.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site