Clicky

Governo autoriza suspensão de atendimento em call centers

Luís Osvaldo Grossmann ... 02/04/2020 ... Convergência Digital

O Ministério da Justiça suspendeu prazos máximos de atendimento e também autorizou a própria interrupção dos serviços de call centers, em resposta aos protestos de trabalhadores diante do risco de contaminação pelo coronavirus. A medida está na Portaria 156, publicada no Diário Oficial desta quinta, 2/4. 

A decisão vem pouco depois de o governo considerar call centers como serviço essencial, mas reconhece expressamente que “a crescente judicialização do funcionamento dos SACs, ante o risco de contágio pelo novo coronavírus”. 

Nesse sentido, a norma determina que “ficam suspensas, por sessenta dias, em vista da vigência das medidas sanitárias restritivas impostas pelo Ministério da Saúde e demais órgãos de governo estadual e municipal, as determinações da Portaria nº 2.014, de 2008, em relação ao tempo máximo para o contato direto com o atendente.”

Mais do que isso, abre a possibilidade de mudanças nos horários e até mesmo a paralisação total do atendimento telefônico. “A paralisação ou alteração de quaisquer serviços ou canais de atendimento por parte do fornecedor deve ser precedida de ampla comunicação à população, devendo tal informação ser mantida em destaque em sua página na internet e adotadas todas providências possíveis para minimizar os impactos.”

A ideia, assim, é usar “canais alternativos”. “O atendimento ao consumidor deverá ocorrer, durante o período de suspensão, por canais alternativos que possibilitem a resolução de problemas sem a necessidade de exposição aos riscos de contaminação de operadores dos SACs, devendo ser priorizado o atendimento de urgência e de emergência.”

Sendo que “o canal preferencial” para esse tipo de atendimento será “para empresas de atuação nacional, a plataforma Consumidor.gov.br, e, nos demais casos, o sistema eletrônico dos Procons estaduais, distrital e municipais”.


Internet Móvel 3G 4G
5x5 TecSummit discute as teles no setor financeiro, o futuro dos bancos e o exemplo chinês

Evento, que acontece de 07 a 11 de dezembro, 100% online e com inscrições gratuitas, contará com palestras especiais sobre tendências no setor financeiro. O dia de finanças será no dia 10 de dezembro. Participam do evento executivos do Banco Original, Cielo, Credicard, Visa, Vivo, TransferWise, SAS, Vivo, Claro, Oracle e Huawei.

Oi é única a crescer na TV paga, mercado que encolhe há seis anos sem reagir

No acumulado de janeiro a outubro de 2020, já se foram mais 660 mil acessos perdidos no segmento – e quase 5 milhões desde o pico, em 2014. 

Anatel encerra ciclo de TACs em acordo fraco com Algar

Depois de fracassar na troca de multas por investimentos com Oi, Vivo e Claro, agência contabilizou sucesso somente com a TIM e permitiu à Algar cortar mais da metade do acerto inicialmente firmado. 

Anatel renova faixa de 850 MHz para Vivo, mas nega pedido de redução de preço

Empresa renovou apelo ao regulador para que fosse aplicada a regra do preço público ou ônus de 2%, ambos abaixo do valor de mercado.

STF julga inconstitucionais leis de BA e RJ sobre créditos pré pagos e cobrança de serviços

Mais uma vez, Supremo ressaltou que, ainda que importantes ações em defesa dos consumidores, normas estaduais não podem invadir a competência privativa da União de legislar sobre telecomunicações. 

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G