INCLUSÃO DIGITAL

Viasat entra no mercado de banda larga residencial com satélite da Telebras

Luís Osvaldo Grossmann ... 31/03/2020 ... Convergência Digital

A Viasat vai começar a oferecer banda larga residencial via satélite, por meio do satélite geoestacionário de defesa e comunicações, da Telebras. Nesta terça, 31/3, a empresa anunciou a ampliação da parceria com a Visiontec, iniciada para atender o programa de inclusão digital Gesac, também para ofertas comerciais. 

“O primeiro passo para essa nota etapa era ter um parceiro capaz de atender os 5.570 municípios do Brasil com rapidez e confiança. Com a Visiontec nós instalamos mais de 11 mil pontos de conexão via satélite para o Gesac e vamos partir para as ofertas residenciais nos próximos dias”, afirma o diretor comercial da Viasat, Bruno Henriques. 

A Viasat é por sua vez a parceria privada da Telebras na exploração do satélite geoestacionário e pelos termos do acordo tem direito de usar parte da capacidade em banda Ka para oferta comercial – o que inclui cláusulas de partilha de receitas com a estatal. 

A empresa ainda não anunciou que tipos de pacotes, velocidades e preço vai colocar à venda. Tecnicamente a banda Ka permite velocidades de até 25 Mbps e em outra versão da exploração comercial já anunciada pela Viasat, de WiFi Comunitário, seria possível conexões a partir de 10 Mbps. A crise do coronavírus também impede, por enquanto, confirmar a data exata do lançamento das vendas. Mas a expectativa é ser neste começo de abril. 

Segundo Henriques, o uso do SGDC ainda é um importante diferencial de mercado. “O Brasil tem cerca de 7 milhões de residências em áreas que podem ser chamadas de rurais, não atendidas ou mal atendidas em banda larga. E temos cobertura de 100% do território nacional, com o único satélite capaz disso pelo menos pelos próximos três anos”, afirma. 


Carreira
Banco de horas: conheça os seus direitos trabalhistas na pandemia

O banco de horas não pode ser descontado em caso de demissão e também não pode ser usado em caso de redução de jornada de trabalho e de salário e de suspensão temporária de contrato de trabalho.

No Brasil, 39% dos alunos das escolas públicas não têm PCs, notebook ou tablet para estudar

A TIC Educação 2019 constata ainda que nas escola rurais, apenas 40% delas têm um PC ou uma conexão à Internet.

Brasil soma 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Smartphone é o rei

São 234 milhões de smartphones em uso no País e 190 milhões de computadores, revela pesquisa da FGVcia/SP. Em 2019, foram 12 milhões de PCs vendidos. Em 2020, a Covid-19 exigiu a troca de dispositivos e deverá incrementar o mercado, diz o professor Fernando Meirelles.

Aloo Telecom cede rede de fibra ótica para viabilizar UTI virtual

A Aloo Telecom é responsável por toda a tecnologia por trás do projeto UTI Virtual, em pareria firmada com o Hospital do Coração (HCOR) e a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial). Aliança permitirá atendimento em tempo rela para 100 leitos nos hospitais do SUS de Alagoas.

Vinte milhões de domicílios brasileiros não têm conexão a Internet

Pesquisa TIC Domicílios 2019 evidencia a desigualdade digital no Brasil, onde três em cada quatro brasileiros admitem usar a Internet, mas com qualidade distinta de acesso.

No Brasil, 58% dos usuários usam apenas o celular para acessar à Internet

Nas classes D e E, o celular é o meio de acesso à rede de 85% e na área rural, ele responde pelo acesso de 70%. PCs perdem vez e as TVs avançam.

Menos de 1% dos sites no Brasil passou nos testes de acessibilidade

Brasil tem cerca de 14 milhões de sites ativos, segundo dados pesquisados pelo movimento Web para Todos.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G