Clicky

GSI: Anatel deve ajustar norma de cibersegurança aos casos específicos do 5G

Luís Osvaldo Grossmann ... 27/03/2020 ... Convergência Digital

As regras de segurança cibernética das redes 5G, previstas na instrução normativa 4/20, publicada nesta sexta, 27/3, pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, devem ser vistas como orientação geral pelos órgãos mais próximos ao tema, o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e especialmente a Anatel na hora de prepararem normativos específicos. 

Segundo explicou o Departamento de Segurança da Informação do GSI ao Convergência Digital, ainda que alguns pontos da IN 4 possam parecer contraditórios, o espírito deve ser analisado em conjunto. Nesse sentido, ao mesmo tempo em que a norma parece determinar que as empresas precisam conhecer quais as redes estão sendo instaladas por seus competidores a fim de evitar replicar o fornecedor numa mesma região, também é necessário garantir outro princípio que consta da IN 4, de interoperabilidade. 

“A norma traz o ponto de vista exclusivo da segurança cibernética, mas quem vai regulamentar o assunto serão o MCTIC e a Anatel. Foram traçados requisitos, mas o que é importante marcar é que haja o máximo de diversidade dentro do que couber à regulamentação especificar. Não nos preocupamos com o aspecto econômico ou da concorrência, isso é com os órgãos finalísticos. A intenção é que haja diversidade de fornecedores, diversidade de componentes. Definimos ‘o que’, mas não ‘como’”, ressaltou um representante do DSI diretamente envolvido com a elaboração da nova norma. 

Por esse entendimento, embora a IN 4 determine que “as prestadoras de serviço deverão subcontratar fornecedores distintos, de forma que uma mesma área geográfica possua, pelo menos, duas prestadoras utilizando equipamentos de fornecedores distintos”, o espírito é garantir o maior número possível de fornecedores. Ao mesmo tempo, que os equipamentos sejam interoperáveis e, portanto, evitem protocolos próprios ou que não sejam capazes de ‘conversar’ com equipamentos de outras empresas. 

Seguindo essa lógica, a orientação é que sejam incorporadas as boas práticas de segurança cibernética nas resoluções da agência e eventualmente em regras a serem expedidas pelo MCTIC sobre o 5G. Mas para o mercado significa que não haverá grandes mudanças e que, do ponto de vista do GSI/DSI, sequer se falou em evitar essa ou aquela empresa, apesar das pressões do grande irmão do norte. 


Internet Móvel 3G 4G
É hora de cumprir a promessa do 5G

A afirmação é do VP e chefe de Negócios de rede da Ericsson, Fredrik Jedling. Segundo ele, a digitalização feita pelo 5G terá papel central na recuperação do mundo pós-pandemia de covid-19.

Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

TIM emite R$ 1,6 bilhão em debêntures vinculadas à ESG

Operação é a primeira realizada por uma empresa de telecomunicações no país. Tele diz que todos os recursos arrecadados serão investidos em infraestrutura, em especial, no 5G.

Justiça condena Claro e Mercado Pago a indenizar dono de celular sequestrado

Jusitça usou o Código de Defesa do Consumidor como base para estabelecer a punição aos prestadores de serviços. Consumidores tiveram telefone registrado em outro chip e dinheiro sacado de plataforma de intermediação de pagamentos.

Pernambucanas investe em chip próprio de telefonia móvel

Varejista investe em telefonia MVNO em parceria com a Surf Telecom. Modelo de negócio não exige fidelidade e não cobra multas e não há plano fixo.

Anatel busca consultoria para implementar acesso dinâmico a espectro

Contratação será feita pela União Internacional de Telecomunicações e envolve análise do arcabouço normativo e proposta de novas possibilidades de regulação.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G