
Covid-19: Globo, Record e SBT pedem à Embratel suspensão dos pagamentos por satélite
As emissoras de televisão encaminharam um pedido à Embratel Star One, dona dos principais satélites com cobertura sobre o Brasil, que suspenda a cobrança da disponibilização dos sinais por seis meses, a começar de 1º de abril de 2020. O pedido foi encaminhado pelas entidades Abert e Abratel, que representam emissoras como Globo, Record, SBT e RedeTV.
“A queda da atividade econômica em geral, que se reflete também sobre o setor de comunicação social, faz-se acompanhar do efeito recessivo sobre os espaços comerciais da programação, de par com a destinação de maior tempo da programação para as informações de saúde pública. Além disso, já são sentidos os efeitos dos cancelamentos de publicidade do mercado privado, precisamente a fonte primordial de receitas do setor. Seguramente, isso deverá intensificar-se nas próximas semanas e meses, o que pressupõe uma pressão sobre o caixa das empresas do setor, de forma significativa”, alegam as entidades.
Por conta desse cenário, pedem para suspender os pagamentos pelo sinal do satélite, alegando ser fundamental para atender “22 milhões de famílias brasileiras via recepção por antenas parabólicas”.
“Diante de tal situação de excepcionalidade que, por certo, reclama medidas ou soluções de caráter extraordinário, é vital que o setor de televisão aberta receba tratamento diferenciado quanto ao pagamento pela disponibilização do sinal por meio de banda satelital, isentando o valor devido pelo período mínimo de seis meses, a contar de 1º de abril de 2020, tendo em vista a importância de se manter o equilíbrio econômico-financeiro de nossos contratos e a continuidade de nossa parceria.”