INTERNET

Coronavírus: Facebook e Instagram reduzem qualidade de vídeos no Brasil

Da redação ... 23/03/2020 ... Convergência Digital

O Facebook anunciou nesta segunda, 23/3, que os vídeos na rede social, assim como no Instagram, no Brasil e demais países da América Latina, terão qualidade de transmissão reduzida como resposta ao crescimento do consumo de internet por conta das medidas de isolamento diante da epidemia de coronavírus. 

“Para ajudar a aliviar as redes neste período de alta demanda devido à pandemia de COVID-19, vamos reduzir temporariamente a resolução em bits dos vídeos no Facebook e Instagram na América Latina. Queremos garantir que as pessoas possam permanecer conectadas usando os aplicativos e os serviços do Facebook, e continuaremos trabalhando com nossos parceiros para administrar qualquer limitação de transmissão de dados”, informou o Facebook. 

A medida é semelhante ao anunciado na véspera pela Globoplay, a plataforma de streaming do grupo Globo. Também como resposta à preservação da infraestrutura de internet no país, a plataforma avisou que perfis de resoluções mais altas como 4K e Full HD (1080p) serão temporariamente suprimidos e que a maior resolução dos vídeos ao vivo ou sob demanda será de 720p (HD). A expectativa é que tal medida reduza pela metade o consumo de dados.

Medida semelhante foi tomada na Europa a pedido da Comissão Europeia. Lá Netflix e You Tube reduziram a qualidade em 25% para evitar uma sobrecarga na infraestrutura de Internet.


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

Convenções partidárias para Eleições 2020 podem ser feitas por videoconferência

TSE decidiu que os partidos têm autonomia para utilizarem as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para suas convenções.

Latinos desconfiam de censura em dados sobre a Covid-19

No Brasil, 47% acreditam em controle nas mídias e redes sociais. Abaixo de Espanha (54%), México (59%) e Colômbia (61%). Aqui, a TV teve a preferência para acesso à informação. Nas redes sociais, o Facebook e o WhatsApp empataram com 34%.

STF: Fachin diz que bloqueio do WhatsApp passa pela Autoridade de Dados

Assim como Rosa Weber, que relata a ADI 5527, Edson Fachin defendeu o direito ao uso da criptografia. Julgamento foi suspenso.

MP de Brasília abre inquérito para apurar venda de dados pessoais

Empresa na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territorios (MPDFT) é a Procob S.A. De acordo com a denúncia, essa empresa comercializa relatórios contendo informações como endereço, telefones, e-mails e outros.

TJSP começa com grupo Itaú projeto de citação eletrônica de pessoas jurídicas

Segundo oTribunal, informações técnicas para a participação foram enviadas a diversas instituições, mas por enquanto  somente o grupo financeiro respondeu. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G