INTERNET

Coronavírus: Facebook e Instagram reduzem qualidade de vídeos no Brasil

Da redação ... 23/03/2020 ... Convergência Digital

O Facebook anunciou nesta segunda, 23/3, que os vídeos na rede social, assim como no Instagram, no Brasil e demais países da América Latina, terão qualidade de transmissão reduzida como resposta ao crescimento do consumo de internet por conta das medidas de isolamento diante da epidemia de coronavírus. 

“Para ajudar a aliviar as redes neste período de alta demanda devido à pandemia de COVID-19, vamos reduzir temporariamente a resolução em bits dos vídeos no Facebook e Instagram na América Latina. Queremos garantir que as pessoas possam permanecer conectadas usando os aplicativos e os serviços do Facebook, e continuaremos trabalhando com nossos parceiros para administrar qualquer limitação de transmissão de dados”, informou o Facebook. 

A medida é semelhante ao anunciado na véspera pela Globoplay, a plataforma de streaming do grupo Globo. Também como resposta à preservação da infraestrutura de internet no país, a plataforma avisou que perfis de resoluções mais altas como 4K e Full HD (1080p) serão temporariamente suprimidos e que a maior resolução dos vídeos ao vivo ou sob demanda será de 720p (HD). A expectativa é que tal medida reduza pela metade o consumo de dados.

Medida semelhante foi tomada na Europa a pedido da Comissão Europeia. Lá Netflix e You Tube reduziram a qualidade em 25% para evitar uma sobrecarga na infraestrutura de Internet.


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

TJ de São Paulo libera intimação pelo WhatsApp

Exceção vale para medidas protetivas de urgências, desde que autorizadas no boletim de ocorrência.

Mesmo maioria, mulheres ganham menos que homens como influenciadoras digitais no Brasil

Pesquisa aponta que nos segmentos de tecnologia, as mulheres ganham, em média, metade do que os influenciadores masculinos. No Sudeste, disparidade média é de 33%. 

Coronavírus: Justiça do Recife celebra casamento por videochamada na Internet

Cerimônia foi realizada por uma chamada de vídeo por celular do juiz da 1ª Vara de Família e Registro Civil da Capital do Recife, Clicério Bezerra.

YouTube e Netflix aderem à redução de qualidade de vídeos no Brasil

YouTube vai passar vídeos apenas em resolução SD no País. Já a Netflix, vai repetir a estratégia da Europa: reduzirá em 25% a quantidade de dados trafegados.

Demonizar a Internet não resolve a falta de educação

O Brasil precisa de mais diálogo e educação na Internet e entender que a rede é um meio. "A falta de civilidade digital é um retrato da nossa sociedade", afirma Caio Almeida, da Safernet.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G