INCLUSÃO DIGITAL

Inclusão digital: Procura baixa faz MCTIC reduzir pontos de formação de agentes

Convergência Digital ... 23/03/2020 ... Convergência Digital

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) publicou nesta segunda-feira (23) no Diário Oficial da União o resultado preliminar do edital para escolha dos Pontos de Inclusão Digitais (PIDs)  participantes do Programa Nacional de Formação de Agentes de Inclusão Digital (Pnaid). Foram selecionadas 256 unidades em todo o país, que serão responsáveis por indicar os jovens que participarão do curso fornecido pela iniciativa.

Os Pontos de Inclusão Digital que participaram do edital e não foram selecionados têm até 5 dias úteis (contando da data de publicação no D.O.U) para apresentar recursos. O próximo passo do Departamento de Inclusão Digital, do MCTIC, será a abertura do período de inscrição de candidatos pelos PIDs.

A expectativa é que os jovens iniciem a capacitação em maio, com duração de 10 meses. Ao final do programa, ele desenvolverá um projeto voltado à população com foco na melhoria dos serviços prestados pelo PID ou no estímulo ao uso dos serviços de governo eletrônico.

Inicialmente, o edital previa 1 mil vagas, distribuídas pelas cinco regiões do país. Porém, em algumas áreas, a procura foi inferior ao número de vagas, o que causou o remanejamento de vagas para outras regiões. Foi dada prioridade aos PIDs localizados em áreas remotas ou em comunidades apresentando situação de vulnerabilidade social.

A Coordenação de Formação do Departamento de Inclusão Digital tira dúvidas sobre o programa pelo e-mail cofor@mctic.gov.br ou pelo número (61) 2027-5458.

A lista dos Pontos de Inclusão Digitais (PIDs) escolhidos pode ser conferida neste arquivo.


Aloo Telecom cede rede de fibra ótica para viabilizar UTI virtual

A Aloo Telecom é responsável por toda a tecnologia por trás do projeto UTI Virtual, em pareria firmada com o Hospital do Coração (HCOR) e a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial). Aliança permitirá atendimento em tempo rela para 100 leitos nos hospitais do SUS de Alagoas.

Menos de 1% dos sites no Brasil passou nos testes de acessibilidade

Brasil tem cerca de 14 milhões de sites ativos, segundo dados pesquisados pelo movimento Web para Todos.

França vai obrigar remoção de conteúdo de redes sociais em 1 hora

Lei impõe a rápida exclusão de conteúdos que envolvam pedofilia e terrorismo e dá até 24 horas para remoção do que for considerado “manifestamente ilícito”. 

ISPs levam acesso à Internet em fibra ótica para as prefeituras

O salto do uso da fibra ótica nos municípios foi destacado pela pesquisa TIC Governo Eletrônico 2019.  Em 2017, eram 45% e houve um impulso para 73% no ano passado. Em contrapartida, as conexões via rádio estão em baixa e caíram de 60%, em2017, para 49%, em 2019.

No Brasil, 45,9 milhões de pessoas ainda não acessam a Internet

Dados foram apurados pela PNAD Contínua IBGE e mostra que boa parte alega não saber usar ou falta de interesse. São 14,9 milhões de domicílios sem acesso à internet no Brasil. Mulheres superam os homens no acessso à Internet./p>

Governo inicia segunda etapa de contratação de ISPs para área de saúde

Está aberta a segunda chamada para a conexão de Postos de Saúde de todo o país. A RNP informa que, nessa etapa, onde não existir disponibilidade de fibra ótica será considerada alternativa em enlace de radio de frequência licenciada ou livre e satélite.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G