TELECOM

Telecom e TV podem virar serviços essenciais e ter dispensa regulatória

Luís Osvaldo Grossmann ... 20/03/2020 ... Convergência Digital

O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações realizou nesta sexta, 20/3, a primeira reunião do Rede Conectada MCTIC, o comitê de crise criado pela pasta para tratar dos impactos da epidemia de coronavírus em telecom e na radiodifusão. 

O objetivo principal foi convocar os atores setoriais a prepararem um plano de contingência durante a crise, com algumas metas específicas, como o reforço da conectividade nas unidades de saúde do país. Além disso, busca-se alguma solução que permita o oferecimento de aulas à distância para crianças do ensino básico e do fundamental. 

De sua parte, o setor tem demandas. Em especial, o adiamento das taxas setoriais, notadamente o Fistel, que tem de ser pago até o dia 31 de março. Nessa toada, discutiu-se a possibilidade de que os serviços de telecomunicações, operações de satélite e radiodifusão sejam tratados como serviços essenciais. Outra possibilidade é que seja negociada uma suspensão regulatória durante a pandemia de Covid-19. 

O comitê ‘Rede Conectada MCTIC’ é composto pelo ministro Marcos Pontes, pelo secretário executivo Julio Semehini, pelo secretário de telecomunicações Vitor Menezes e pelo secretário de radiodifusão Elifas Gurgel, além de representantes da Anatel, da Telebras e da RNP. Representantes das empresas do setor também foram convidados a participar. 

O objetivo do comitê é preservar a integridade das redes e garantir a continuidade dos serviços, além e manter acesso a informações sobre a epidemia por diferentes formas. A Portaria 1153/2020, que cria a Rede Conectada MCTIC, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta, 20/3. 


Internet Móvel 3G 4G
Coronavírus atrasa entrega de telefones 5G e impacta venda global de celulares

Apontados como os grandes responsáveis para a substituição de modelos mais antigos ao longo deste ano, os telefones 5G não foram entregues e ficaram mais caros que o esperado, afirma o Gartner. Consultoria também prevê que a vida útil de um smartphone vai aumentar para 2,7 anos em 2020.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

STF usa caso de lei paulista para cassar decisões sobre antenas no Rio, Minas e DF

Relator de três ações similares, Gilmar Mendes adotou o mesmo entendimento firmado pelo Supremo quando derrubou legislação estadual de São Paulo que restringia instalação de antenas de celular. 

Algar Telecom contabiliza aumento de 26% na carteira de clientes B2B

Operadora diz que não sentiu efeito da Covid-19 nos resultados do primeiro trimestre, mas reforçou o caixa como forma de precaução, com a emissão de R$ 150 milhões em debêntures em abril. O objetivo da captação foi garantir um colchão para “o cenário de incertezas”.

MPF quer que STF autorize acesso a dados de celular sem ordem judicial

Para MPF, é lícito extrair informações dos aparelhos no momento da prisão de suspeitos. 

Ericsson: Compartilhamento de espectro permite 5G às teles antes do leilão

Fabricante diz que, com as frequências do 4G é possível habilitar o 5G antes da licitação da faixa de 3,5GHz. Sobre o leilão 5G, a Ericsson diz que a decisão, ao final, será das operadoras. "Mas temos que tomar o cuidado para não ficarmos para trás", disse o presidente da Ericsson Latam Sul, Eduardo Ricotta.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G