INTERNET

Coronavírus: Camara-e.net cria canal de denúncias de preços abusivos online

Convergência Digital ... 17/03/2020 ... Convergência Digital

Uma parceria entre a carama-e.net e a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça criou um canal de denúncias de práticas de preços abusivos em produtos com alta demanda provocada pela epidemia de coronavírus, como álcool em gel, máscaras e luvas. Só o Procon de São Paulo registrou cerca de 2 mil queixas sobre práticas abusivas até segunda, 16/3.

Através do e-mail denuncias@camara-e.net, quem identificar práticas de preços abusivos de produtos fundamentais para a prevenção do coronavírus, em sites de comércio eletrônico brasileiros, poderá ajudar a combater os abusos fazendo a denúncia. No campo "Assunto", basta identificar a campanha Juntos Contra Ofertas Abusivas e, no corpo do e-mail, indicar especificamente a URL em que o referido produto está sendo comercializado, e o preço ao qual deveria estar sendo ofertado. 

“A camara-e.net repudia a prática de preços abusivos. Por isso, achamos importante criar um canal para que os consumidores se manifestem ao se depararem com vendedores online que estão se aproveitando da crise. Trabalharemos junto à Senacon para coibir esses abusos e para auxiliar os consumidores e a sociedade neste momento de luta”, afirma Leonardo Palhares, presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. 

Os órgãos de Defesa do Consumidor já se manifestaram em âmbito federal e estadual a respeito da abusividade da prática, uma vez que a elevação do preço decorre em meio à grave crise na saúde mundial, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e não de um simples período de alta ou de baixa temporada. 


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

MP de Brasília abre inquérito para apurar venda de dados pessoais

Empresa na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territorios (MPDFT) é a Procob S.A. De acordo com a denúncia, essa empresa comercializa relatórios contendo informações como endereço, telefones, e-mails e outros.

TJSP começa com grupo Itaú projeto de citação eletrônica de pessoas jurídicas

Segundo oTribunal, informações técnicas para a participação foram enviadas a diversas instituições, mas por enquanto  somente o grupo financeiro respondeu. 

Facebook anuncia exclusão de mais de 50 milhões de postagens falsas

Trabalho de filtragem de conteúdo é  feito por algoritmos de inteligência artificial que identificam conteúdos abusivos com expressões de discurso de ódio, nudez adulta e atividades sexuais, violência e conteúdo explícito, bullying e assédio.

MPF: Expor em redes sociais quem descumpre isolamento é obrigação

Em nota técnica, Procuradoria dos Direitos do Cidadão defende ato de denunciar ou expor pessoas que promovem festas, reuniões ou outras atividades temporariamente proibidas.

MPF pede ao Google para tirar do ar vídeo de pastor vendendo feijão como cura da Covid-19

Valdemiro Santiago de Oliveira, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, vende por R$ 100 a até R$ 1 mil, sementes de feijão "mágico". 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G