TELECOM

Oi, Vivo e Claro se adequam à Anatel e dão zero rating para app do Coronavírus SUS

Convergência Digital* ... 16/03/2020 ... Convergência Digital

Antes mesmo das determinações da Anatel, que anunciou medidas diante da epidemia de Coronavírus, a Claro e a Oi indicaram, no fim de semana, que já estão promovendo ações relacionadas às recomendações para que as pessoas fiquem em casa e evitem a disseminação da doença. Nesta segunda-feira, 16/03, a Vivo também anunciou as suas medidas.

A Oi abriu sinais de vários canais a todos os clientes do serviço de TV por assinatura, seja satélite ou IPTV, com a liberação de Nick, Nick Jr, E!, AXN, A&E, H2, Lifetime, Cinemax, Sony, Canais Telecine, Comedy Central, VH1 Megahits e Paramount.

Já a Claro vai oferecer maior capacidade na banda larga residencial, pontos públicos de Wi-Fi e planos móveis durante quarentena. A operadora concederá ainda acesso gratuito ao app “coronavírus SUS” do Ministério da Saúde – uma das demandas da Anatel – e também abre gratuitamente canais da TV por assinatura.

Na banda Larga fixa, a operadora promete aumentar gradativamente a velocidade para todos os assinantes nos próximos dias, sem custo. “A demanda adicional virá em período diurno, quando a rede costumava operar abaixo da capacidade, já que as pessoas estariam trabalhando ou na escola. Com isso, a operadora espera que as velocidades médias aumentem durante a manhã.”

Na rede móvel, a Claro adotará a concessão gradativa de bônus de internet para seus clientes pós-pagos, permitindo que se mantenham conectados com fontes oficiais de informação, familiares e médicos. Clientes pré-pagos que consumirem toda a sua franquia poderão ganhar um bônus diário de 100MB para continuar navegando. Para isso, deverão assistir à campanha de conscientização produzida pelo Ministério da Saúde sobre o coronavírus. Clientes dos planos pré-pagos semanais e mensais também receberão bônus que permitam expandir sua conectividade no período da oferta.

Além disso, mesmo para quem não é cliente a Claro vai abrir a rede de Wi-Fi disponível em locais públicos. O acesso pode ser feito por meio da rede #NET-CLARO-WIFI, que terá conexão concedida por tempo limitado para quem aceitar a exibição dos vídeos de prevenção disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

A Vivo assegura que tomou todas as medidas pra assegurar a capacidade de transmissão de dados de suas redes fixa e móvel e diz estar preparada, neste momento, para atender a potencial demanda adicional que deve surgir. A operadora também abriu para os seus clientes o serviço de TV por assinatura, com mais de 100 canais* com sinal aberto.

Durante o período de 15 a 20 dias, de acordo com cada programadora, os usuários poderão conferir todas as programações dos canais, inclusive pelo aplicativo do Vivo Play, sem nenhum bloqueio, pelo aparelho que desejarem. O download do app Vivo Play é gratuito e está disponível para Android e IOS nas lojas de aplicativos.

Os clientes corporativos, nos próximos três meses, não vão descontar da franquia de dados das ferramentas de colaboração, como Teams, da Microsoft, e Webex, da Cisco. As empresas têm a possibilidade, com o Vivo Tech, de alugar notebooks, tablets e desktops com seguro e manutenção, para que os funcionários possam ter mobilidade para trabalho remoto. E também abriu - como a Anatel determinou - o zero rating (acesso gratuito) -ao aplicativo Coronavírus SUS.


Internet Móvel 3G 4G
Time inglês quer usar Zoom para ter 2 mil torcedores na luta contra o rebaixamento

West Ham negocia com a direção da Premier League para ter torcida no estádio via aplicativo de videoconferência. A volta do campeonato inglês ainda não tem data marcada, mas clube quer driblar o isolamento social com a tecnologia.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

STF usa caso de lei paulista para cassar decisões sobre antenas no Rio, Minas e DF

Relator de três ações similares, Gilmar Mendes adotou o mesmo entendimento firmado pelo Supremo quando derrubou legislação estadual de São Paulo que restringia instalação de antenas de celular. 

Algar Telecom contabiliza aumento de 26% na carteira de clientes B2B

Operadora diz que não sentiu efeito da Covid-19 nos resultados do primeiro trimestre, mas reforçou o caixa como forma de precaução, com a emissão de R$ 150 milhões em debêntures em abril. O objetivo da captação foi garantir um colchão para “o cenário de incertezas”.

MPF quer que STF autorize acesso a dados de celular sem ordem judicial

Para MPF, é lícito extrair informações dos aparelhos no momento da prisão de suspeitos. 

Ericsson: Compartilhamento de espectro permite 5G às teles antes do leilão

Fabricante diz que, com as frequências do 4G é possível habilitar o 5G antes da licitação da faixa de 3,5GHz. Sobre o leilão 5G, a Ericsson diz que a decisão, ao final, será das operadoras. "Mas temos que tomar o cuidado para não ficarmos para trás", disse o presidente da Ericsson Latam Sul, Eduardo Ricotta.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G