Home - Convergência Digital

TRT descarta indenização trabalhista em pedido de demissão pelo WhatsApp

Convergência Digital* - 13/03/2020

A Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) aceitou o pedido de demissão de uma ex-empregada de um salão de beleza localizado em Natal-RN feito por meio do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp.

Para o desembargador Ronaldo Medeiros de Souza, relator do processo no TRT-RN, as conversas pelo WhatsApp em que a ex-empregada pede demissão “são incontestes”.

No processo, a ex-empregada alegou que se viu obrigada a pedir demissão devido ao atraso no pagamento de obrigações trabalhistas.

Com base nisso, pretendia a anulação do pedido de demissão, transformando-o em demissão indireta, quando a empresa não cumpre com as suas obrigações.

Já a proprietária do salão de beleza afirmou, em sua defesa, que realizava os pagamentos dentro do prazo e que, apenas em alguns meses, as parcelas do FGTS foram recolhidas com atraso. 

Inicialmente, a 10 ª Vara do Trabalho de Natal acolheu os argumentos do salão e manteve o pedido de demissão, pois não vislumbrou qualquer vício. Nem mesmo o fato de a autora do processo manifestar arrependimento depois em outra conversa pelo WhatsApp.

Para a Vara, o arrependimento por si só, não havendo simulação, fraude ou indução a erro, não invalida o pedido.

O desembargador Ronaldo Medeiros de Souza confirmou a sentença de primeiro grau, ressaltando que apenas o atrasado do pagamento do FGTS não configura despedida indireta, em conformidade com o artigo nº 483 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Para ele, como a autora do processo apenas faria jus ao recebimento do FGTS após uma eventual demissão, o recolhimento realizado com atraso “não lhe trouxe qualquer prejuízo, não sendo, portanto, considerado como não cumprimento de um dos deveres inerentes ao contrato de trabalho".

“Assim, não tem como se invalidar o pedido de demissão, por mais que tenha havido o arrependimento posterior”, concluiu o relator.

* Do TRT-RN

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

27/07/2020
WhatsApp quer mudar PL da Fake News e propõe rastreamento seletivo

24/06/2020
Bloqueado por BC e CADE, WhatsApp quer entrar no PIX, o pagamento instantâneo

15/06/2020
Banco Central faz ressalvas ao uso do WhatsApp como meio de pagamento

15/06/2020
Brasil é primeiro país a usar pagamentos pelo WhatsApp

28/05/2020
STF: Fachin diz que bloqueio do WhatsApp passa pela Autoridade de Dados

27/05/2020
No STF, Rosa Weber vota contra bloqueio do WhatsApp e criminalização da criptografia

20/05/2020
PGR é contra bloqueio nacional do WhatsApp, mas defende backdoor

12/05/2020
Justiça do DF condena Facebook a indenizar vítimas de golpe pelo WhatsApp

27/04/2020
Novo limite do Whatsapp reduz mensagens virais em 70%

22/04/2020
Facebook vai usar WhatsApp para pagamentos em pequenos varejistas

ARTIGO . Por Melissa Torgbi

Cientista de dados: seja curioso, se envolva e tenha muita disposição para resolver problemas

Há muita empolgação acerca do termo “ciência de dados” atualmente. Para nós que queremos ser cientistas de dados, há alguns requisitos. Um deles: ter muita, mas muita vontade de aprender o tempo todo.

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

TRT/SP rejeita cautelar das empresas de TI e cobra Convenção Coletiva 2020

O desembargador e vice-presidente judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2 Região, Rafael Edson Pugliese Ribeiro, em despacho, alerta que a falta de renovação da Convenção Coletiva 'é a falência do diálogo'. Convergência Digital publica a íntegra da decisão.

Microsoft muda alto escalão da AL e fica à espera de Rodrigo Kede,em litígio com a IBM

O presidente para a AL da Microsoft, Cesar Cernuda, e a brasileira Paulo Bellizia, vice-presidente de Vendas, Marketing e Operações para a região, oficializaram a saída da empresa. A computação em nuvem é pano de fundo no embate entre as gigantes.

Gestor de Tecnologia foi repaginado pela Covid-19

Os responsáveis por compliance, por digitalização e por suppy chain foram reconhecidos e estão à frente das ações das empresas e passaram a ter acento nos comitês de liderança, afirma o consultor da Russell Reynolds Associates, Márcio Gadaleta.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site