GESTÃO

App usa blockchain para fiscalizar transferências de recursos da União

Convergência Digital* ... 12/03/2020 ... Convergência Digital

O aplicativo vencedor do hackaton Desafio +Brasil, que usa blockchain para fiscalizar transferências de recursos da União, foi formalmente doado ao Ministério da Economia, que promoveu o concurso juntamente com a Confederação Nacional dos Municípios. 

O sistema vencedor do Hackathon permite ampliar a agilidade, e dar mais transparência e segurança na prestação de contas das Transferências da União. “Queremos integrar o aplicativo à Plataforma +Brasil, uma vez que ele propiciará maior controle das prestações de contas, que representam um dos principais problemas no ciclo das transferências de recursos públicos da União para estados, municípios e organizações da sociedade civil”, explica o secretário de Gestão do ME, Cristiano Heckert.

O sistema, que utiliza a tecnologia Blockchain, permite a leitura dos códigos de barras (QR Codes) das notas fiscais, de forma que os documentos gerados durante o processo de transferência sejam registrados e armazenados de forma segura, sem possibilidade de alterações futuras. O aplicativo poderá ser utilizado em qualquer ambiente tecnológico e acessado em ambiente internet (web) ou em dispositivos móveis (smartphone e tablet).

* Com informações do ME


Receita simplifica certificado digital online para pessoa jurídica

Segundo o Fisco, empreendedores não precisarão se deslocar a estabelecimentos físicos para obter um e-CNPJ junto à Autoridade Certificadora.

Governo recria Conselho Nacional do Consumidor e inclui Anatel

Decreto cria órgão com 15 integrantes, sendo quatro das agências de telecomunicações, aviação civil, energia e petróleo. 

Covid-19 acelerou digitalização de 200 serviços públicos

Segundo a Secretaria de Governo Digital, em 18 meses já são 800 serviços acessíveis totalmente de forma digital. 

Petrobras adota satélite de baixa órbita para reduzir tempo de transmissão de dados

Estatal contratou satélites de órbita média terrestre para reduzir em 75% a transmissão de dados. Tecnologia vai ser usada em outras oito plataformas da Petrobras, instaladas nos campos de Búzios, Lula, Berbigão e Atapu.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G