Clicky

GESTÃO

App usa blockchain para fiscalizar transferências de recursos da União

Convergência Digital* ... 12/03/2020 ... Convergência Digital

O aplicativo vencedor do hackaton Desafio +Brasil, que usa blockchain para fiscalizar transferências de recursos da União, foi formalmente doado ao Ministério da Economia, que promoveu o concurso juntamente com a Confederação Nacional dos Municípios. 

O sistema vencedor do Hackathon permite ampliar a agilidade, e dar mais transparência e segurança na prestação de contas das Transferências da União. “Queremos integrar o aplicativo à Plataforma +Brasil, uma vez que ele propiciará maior controle das prestações de contas, que representam um dos principais problemas no ciclo das transferências de recursos públicos da União para estados, municípios e organizações da sociedade civil”, explica o secretário de Gestão do ME, Cristiano Heckert.

O sistema, que utiliza a tecnologia Blockchain, permite a leitura dos códigos de barras (QR Codes) das notas fiscais, de forma que os documentos gerados durante o processo de transferência sejam registrados e armazenados de forma segura, sem possibilidade de alterações futuras. O aplicativo poderá ser utilizado em qualquer ambiente tecnológico e acessado em ambiente internet (web) ou em dispositivos móveis (smartphone e tablet).

* Com informações do ME


Carreira
OAB aponta inconsistências e quer desobrigar sistema eletrônico de cálculos trabalhistas

Com objetivo de uniformizar os cálculos em ações trabalhistas, Justiça do Trabalho definiu que o PJe-Calc será única ferramenta aceita a partir de 2021, proibindo arquivos PDF ou HTML. Mas OAB alega problemas e pede adiamento. 

LGPD: Minicom cria comitê gestor de proteção de dados

Grupo deverá escolher o encarregado de dados da pasta em sua primeira reunião. O prazo dado pela Secretaria de Governo Digital para a escolha do DPO é de 30 dias, a contar a partir da sexta-feira, 20/11.

Servidor aposentado fará prova de vida por reconhecimento facial

Sistema que confere ‘selfie’ com base da CNH e TSE já é usado em projeto piloto do INSS. Iniciativa vai envolver 10 mil servidores aposentados.

Receita prorroga, de novo, prazo para Serpro parar de divulgar NFEs a terceiros

Prazo vencia em julho, depois setembro, depois dezembro e agora vai até março de 2021. 

Compras públicas: Governo credencia 11 instituições para antecipação de valores de licitações

Secretaria de Gestão do Ministério da Economia está desenvolvendo a plataforma na qual fornecedores poderão tomar como crédito valores previstos em contratos com o governo federal. 




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G