TELECOM

Telefónica/Vivo e TIM confirmam negociação para a compra da Oi Móvel

Ana Paula Lobo ... 10/03/2020 ... Convergência Digital

O mercado de telecomunicações, enfim, viu os rumores dos últimos meses se tornarem realidade. Em fato relevante encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários na noite desta terça-feira, 10/03, a Telefônica/Vivo e a TIM confirmam o início das negociações para 'potencial aquisição da Oi Móvel'. O informe revela que a manifestação de interesse foi feita ao Bank of America Merrill Lynch, assessor financeiro do Grupo Oi.

A intenção, confirmam as operadoras, é 'uma potencial aquisição, em conjunto, da Oi Móvel, no todo ou em parte, de modo que, no caso da concretização, cada uma das interessadas receberá uma parcela do referido negócio'. As operadoras atestam ainda que "a transação, se concretizada, criará valor para nossos acionistas e clientes através de maior crescimento, geração de eficiências operacionais e melhorias na qualidade do serviço. Além disso, contribuirá para o desenvolvimento e competitividade do setor de telecomunicações brasileiro".

A compra da Oi Móvel mexe com a base de assinantes- são mais de 37 milhões de assinantes e 16, 21% do market share nacional da telefonia móvel - e também com a redistribuição de espectro entre as teles nacionais.  E marcará a consolidação do mercado, processo iniciado no ano passado com a compra da Nextel pela Claro, do grupo América Móvil, por R$ 3,47 bilhões.

A aquisição - que ainda não tem valores divulgados- terá de passar pelo crivo do CADE para aprovação antitruste. Também passará por restrições regulatórias e limites de espectro por parte da Anatel, uma vez que o novo marco legal de telecomunicações - à espera de regulamentação pela agência reguladora- não mexeu nessas questões. Também afeta - e de forma considerável - a realização do leilão de sobras e do 5G, que a Anatel tem ainda a 'esperança' de promover em 2020. Nesta quarta-feira, 12, aliás, a Anatel promove uma audiência pública para discutir o edital do 5G.


Internet Móvel 3G 4G
Time inglês quer usar Zoom para ter 2 mil torcedores na luta contra o rebaixamento

West Ham negocia com a direção da Premier League para ter torcida no estádio via aplicativo de videoconferência. A volta do campeonato inglês ainda não tem data marcada, mas clube quer driblar o isolamento social com a tecnologia.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

STF usa caso de lei paulista para cassar decisões sobre antenas no Rio, Minas e DF

Relator de três ações similares, Gilmar Mendes adotou o mesmo entendimento firmado pelo Supremo quando derrubou legislação estadual de São Paulo que restringia instalação de antenas de celular. 

Algar Telecom contabiliza aumento de 26% na carteira de clientes B2B

Operadora diz que não sentiu efeito da Covid-19 nos resultados do primeiro trimestre, mas reforçou o caixa como forma de precaução, com a emissão de R$ 150 milhões em debêntures em abril. O objetivo da captação foi garantir um colchão para “o cenário de incertezas”.

MPF quer que STF autorize acesso a dados de celular sem ordem judicial

Para MPF, é lícito extrair informações dos aparelhos no momento da prisão de suspeitos. 

Ericsson: Compartilhamento de espectro permite 5G às teles antes do leilão

Fabricante diz que, com as frequências do 4G é possível habilitar o 5G antes da licitação da faixa de 3,5GHz. Sobre o leilão 5G, a Ericsson diz que a decisão, ao final, será das operadoras. "Mas temos que tomar o cuidado para não ficarmos para trás", disse o presidente da Ericsson Latam Sul, Eduardo Ricotta.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G