INTERNET

Fibra ótica já é o principal meio de acesso de banda larga fixa no Brasil

Ana Paula Lobo* ... 05/03/2020 ... Convergência Digital

A fibra ótica ultrapassou o XDSL nos acessos banda larga fixo no Brasil, revela os dados divulgados pela Anatel. Foram ativados 10,347 milhões de acessos via fibra em janeiro deste ano. Já os xDSL somaram 9,568 milhões. O resultado positivo da fibra está ligado aos contratos das prestadoras de pequeno porte (PPPs), que somaram 6,133 milhões, ou 59% da base. Mas os números da Anatel mostram que as operadoras também estão investindo e houve uma alta de 3,8% nos acessos ativados no primeiro mês do ano. O mercado brasileiro de banda larga fechou janeiro de 2020 com 32,468 milhões de acessos ativados.

Seguindo tendência demonstrada nos últimos meses, os contratos de banda larga com velocidades acima de 34 Mbps cresceram novamente em janeiro: 14 milhões de clientes contam com o nível de serviço, ou alta de 4,5% ante dezembro e de 64,7% em um ano. Ainda assim, a maior parte dos usuários- 7,597 milhões de consumidores - possuem contratos com velocidades entre 2 Mbps e 12 Mbps.

As empresas de Internet, ou as prestadoras de pequeno porte, como a Anatel define, chegaram a 10 milhões de acessos, com crescimento semelhante nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, onde há impulso de três dígitos em relação ao mesmo período em 2019. Já as operadoras responderam por 22,5 milhões dos acessos ativos, com a Claro mantendo a liderança com 9,602 milhões de acessos ativos em todas as tecnologias. A empresa da América Móvil registrou uma alta na base de clientes fibra óptica. A Vivo aparece na segunda posição, mas na soma total registrou um queda de 1,1% em janeiro e de 8,2% na comparação anual.

A Oi fechou janeiro com 5,135 milhões de contratos, com uma queda anual de 13,6%, mas como a Vivo, contabilizou um resultado positivo com a fibra ótica, com um crescimento de 8,1% na base anual chegando a 1.100 milhão de acessos ativos. A base total da TIM aumentou 1,3% em janeiro, para 591 mil acessos: especificamente na fibra ótica, houve adição de cerca de 10 mil clientes, para 191 mil (alta de 5,6%). A Algar somou quase 15 mil novos acessos de fibra ótica em janeiro, em alta de 4,3%, para 362 mil clientes.

*Com informações da Anatel


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

MP de Brasília abre inquérito para apurar venda de dados pessoais

Empresa na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territorios (MPDFT) é a Procob S.A. De acordo com a denúncia, essa empresa comercializa relatórios contendo informações como endereço, telefones, e-mails e outros.

TJSP começa com grupo Itaú projeto de citação eletrônica de pessoas jurídicas

Segundo oTribunal, informações técnicas para a participação foram enviadas a diversas instituições, mas por enquanto  somente o grupo financeiro respondeu. 

Facebook anuncia exclusão de mais de 50 milhões de postagens falsas

Trabalho de filtragem de conteúdo é  feito por algoritmos de inteligência artificial que identificam conteúdos abusivos com expressões de discurso de ódio, nudez adulta e atividades sexuais, violência e conteúdo explícito, bullying e assédio.

MPF: Expor em redes sociais quem descumpre isolamento é obrigação

Em nota técnica, Procuradoria dos Direitos do Cidadão defende ato de denunciar ou expor pessoas que promovem festas, reuniões ou outras atividades temporariamente proibidas.

MPF pede ao Google para tirar do ar vídeo de pastor vendendo feijão como cura da Covid-19

Valdemiro Santiago de Oliveira, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, vende por R$ 100 a até R$ 1 mil, sementes de feijão "mágico". 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G