INTERNET

Fibra ótica já é o principal meio de acesso de banda larga fixa no Brasil

Ana Paula Lobo* ... 05/03/2020 ... Convergência Digital

A fibra ótica ultrapassou o XDSL nos acessos banda larga fixo no Brasil, revela os dados divulgados pela Anatel. Foram ativados 10,347 milhões de acessos via fibra em janeiro deste ano. Já os xDSL somaram 9,568 milhões. O resultado positivo da fibra está ligado aos contratos das prestadoras de pequeno porte (PPPs), que somaram 6,133 milhões, ou 59% da base. Mas os números da Anatel mostram que as operadoras também estão investindo e houve uma alta de 3,8% nos acessos ativados no primeiro mês do ano. O mercado brasileiro de banda larga fechou janeiro de 2020 com 32,468 milhões de acessos ativados.

Seguindo tendência demonstrada nos últimos meses, os contratos de banda larga com velocidades acima de 34 Mbps cresceram novamente em janeiro: 14 milhões de clientes contam com o nível de serviço, ou alta de 4,5% ante dezembro e de 64,7% em um ano. Ainda assim, a maior parte dos usuários- 7,597 milhões de consumidores - possuem contratos com velocidades entre 2 Mbps e 12 Mbps.

As empresas de Internet, ou as prestadoras de pequeno porte, como a Anatel define, chegaram a 10 milhões de acessos, com crescimento semelhante nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, onde há impulso de três dígitos em relação ao mesmo período em 2019. Já as operadoras responderam por 22,5 milhões dos acessos ativos, com a Claro mantendo a liderança com 9,602 milhões de acessos ativos em todas as tecnologias. A empresa da América Móvil registrou uma alta na base de clientes fibra óptica. A Vivo aparece na segunda posição, mas na soma total registrou um queda de 1,1% em janeiro e de 8,2% na comparação anual.

A Oi fechou janeiro com 5,135 milhões de contratos, com uma queda anual de 13,6%, mas como a Vivo, contabilizou um resultado positivo com a fibra ótica, com um crescimento de 8,1% na base anual chegando a 1.100 milhão de acessos ativos. A base total da TIM aumentou 1,3% em janeiro, para 591 mil acessos: especificamente na fibra ótica, houve adição de cerca de 10 mil clientes, para 191 mil (alta de 5,6%). A Algar somou quase 15 mil novos acessos de fibra ótica em janeiro, em alta de 4,3%, para 362 mil clientes.

*Com informações da Anatel


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

Sem nova lei, Justiça condena deputado a indenizar em R$ 50 mil por fake news

Por vídeo com acusações falsas a ex-presidente do PT em Ubatuba (SP), de 2018, Alexandre Frota (PSDB-SP) terá também que se retratar em suas redes sociais. 

Mastercard calcula alta de 75% nas vendas pela internet em maio

Média desde março é de crescimento de 48% – mais que o triplo do trimestre anterior, quando foi 14%. 

CGI.br renova quadro de conselheiros pelos próximos três anos

Processo eleitoral seleciona os 11 representantes das empresas, terceiro setor e academia. Outras 9 vagas são do governo e uma de notório saber. 

MP estuda como combater fake news em redes sociais durante campanhas

No Rio de Janeiro, 200 promotores eleitorais realizaram workshop para atuação judicial e extrajudicial contra desinformação na internet. 

Silvio Meira: Fake News não vai acabar tão cedo no Brasil e no mundo

Ao participar do Convergência Digital em Pauta, o cientista, professor e empreendedor, Silvio Meira, foi taxativo:  a fake news combina ilusão com analfabetismo digital e só vai desaparecer quando o mundo for propriedade dos 100% digitais.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G