GESTÃO

Governo Digital chama voluntários para testarem apps de serviços públicos

Convergência Digital* ... 04/03/2020 ... Convergência Digital

A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia lançou uma chamada de voluntários para aplicar testes presenciais aos serviços públicos digitalizados.  Neste primeiro momento, estão sendo avaliados o portal gov.br e o eSocial. Na sequência, será a vez da carteira de motorista digital. 

A avaliação ocorre presencialmente em Brasília e por videoconferência para os usuários de outros estados. Leva cerca de meia hora e nesse período o usuário, ao lado de um especialista da SGD, aponta facilidades e dificuldades que identifique na utilização dos serviços. Eventuais correções no sistema ocorrem de imediato. Para participar, basta acessar o e-mail: atendimento@portal.gov.br. 

No caso do eSocial, como é conhecido o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas e que está em fase de testes até a sexta-feira, 6/3, há novidades como tutoriais para facilitar a vida do empregador. 

Segundo a SGD, os testes focam em barreiras que podem ocorrer desde a conexão, ao pedido do serviço, acompanhamento da demanda e solução apresentada. Nas contas da secretaria, até aqui foram digitalizados 54% dos serviços, ou 1.836. 

"Queremos engajar mais pessoas nos testes e avaliar ainda mais rápido as dificuldades para solucionar demandas dos usuários. O serviço público digital não pode ser um caminho de sacrifícios para o cidadão", afirma o diretor do Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos, Joelson Vellozo Júnior.

* Com informações do Ministério da Economia 


Órgãos públicos estão obrigados a fazer relatórios trimestrais de transformação digital

Monitoramento será acompanhado pela Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria Geral da Presidência da República. Norma também aprova 23 planos de transformação digital dos órgãos do governo federal que estão em execução.

Teletrabalho: Brasil somou 8,7 milhões de trabalhadores em home office em junho

Estudo do IPEA mostra que o índice da adesão ao home office no serviço público é mais de três vezes a proporção do setor privado. Em junho, 24,7% dos trabalhadores do setor público exerciam atividade remota, mas, no setor privado, eram apenas 8%.

TCU dispensa papel e adota protocolo 100% digital

Documentos a serem protocolados junto ao Tribunal de Contas da união, para qualquer finaldiade, agora devem ser encaminhados, exclusivamente, por meio dos serviços via internet. 

Trabalho remoto reduziu R$ 466 milhões em despesas de custeio do governo

Levantamento divulgado nesta segunda, 3/8, pelo Ministério da Economia, lista deslocamentos e viagens, além dos serviços de energia elétrica e comunicação como principais cortes com a pandemia de Covid-19.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G