Clicky

Smartphones: Huawei abre distância da Apple e se aproxima da Samsung

Convergência Digital ... 03/03/2020 ... Convergência Digital

As vendas globais de smartphones caíram 1% em 2019, segundo números divulgados pela Gartner nesta terça, 3/3. No total, foram embarcados 1,54 milhões de aparelhos, em mais um ano de desempenho favorável às marcas chinesas – com as principais, Huawei, Xiaomi e Oppo, atingindo 31,5% do total de celulares vendidos. 

Na comparação com 2018, a Samsung manteve-se na liderança, com 296,1 milhões de aparelhos vendidos e fatia de 19,2% do mercado total – um pouco acima dos 19% registrados no fim do ano anterior. A Huawei, com 240,6 milhões de celulares, consolidou-se na segunda posição, passando de 13% para 15,6% do mercado, distanciando-se da Apple e aproximando-se da líder. 

A Gartner avalia, no entanto, que a política de banimento dos Estados Unidos pode prejudicar a chinesa Huawei, apesar de a empresa ter apresentado o melhor desempenho dentre as fabricantes, com crescimento de 18,6% - puxado principalmente pela China, onde avançou 37%. 

A fabricante de iPhones ainda detém uma folgada terceira posição, mas das top 5 foi a única a perder fatia: os 193,4 milhões de aparelhos vendidos em 2019 representaram 12,6% do total mundial, abaixo dos 13,4% que detinha em 2018. Enquanto isso, a Xiaomi, com 126 milhões, avançou para 8,2% do total (tinha 7,9% em 2018), e a Oppo, com 118,6 milhões, cresceu um pouquinho, de 7,6% para 7,7%. 


Internet Móvel 3G 4G
América Latina se divide sobre uso de ondas milimétricas

Debate com representantes do México, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Argentina e Brasil mostrou que bandas altas no 5G, como 26 GHz, está longe de unanimidade na região.  Colômbia, que prevê leilão 5G no final do ano, não planeja vender a faixa de 26GHz.

Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Por casa conectada, Vivo negocia opção de ser acionista minoritária na CDF

A CDF é um marketplace de solulções de assistência residencial e tecnológica e que já é parceira na oferta do Vivo Guru. Os novos serviços serão lançados em breve, mas um deles será voltado para a instalação e  configuração de dispositivos inteligentes.

Huawei: é cedo para dizer quem está dentro ou fora da rede privada do governo

“Existe uma portaria, mas os requisitos ainda não estão completamente claros”, afirma o diretor de cibersegurança da fabricante chinesa, Marcelo Motta.

Oi entra na briga pela fibra ótica em São Paulo

Companhia diz que os pilotos comercial e de rede estão acontecendo e o lançamento ao mercado será no segundo trimestre (abril a junho) para os mercados B2C e B2B. A Oi vai usar 5,2 mil Km de rede própria oriundas da compra da MetroRed e da Pegasus no passado.

Brasileiro retorna ao pré-pago e sonha com superaplicativo

O brasileiro diz que o pré-pago oferece maior flexibilidade de uso, de acordo com pesquisa global feita pela Ding. O estudo também mostra que os brasileiros querem um superaplicativo que combine mensagens instantâneas com mídia social, varejo e serviços.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G