Home - Convergência Digital

ITI recruta professores para massificar ensino de programação em São Paulo

Convergência Digital* - 03/03/2020

O ITI – Instituto Tecnológico Inovação em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo, está recrutando professores da rede pública para a Hora do Código. A oficina trata-se de uma capacitação gratuita onde os professores aprendem lógica e fundamentos de programação, com atividades direcionadas ao aprendizado de forma prática e lúdica para que eles possam compartilhar com seus alunos os conceitos básicos da linguagem.

Os professores serão preparados e convocados a multiplicar o conhecimento sobre programação para 9.000 alunos. Após a oficina que terá duração de duas horas cada, o educador ganha a confiança de que pode ensinar computação mesmo sem ter uma graduação em ciência da computação e na sequência realizará a aplicação do conhecimento junto aos alunos.

Criado pela organização Code.org, o projeto é um movimento global que busca mostrar como é possível aprender um pouco de programação em curto espaço de tempo. "O objetivo da Hora do Código não é ensinar as pessoas a serem experts em ciência da computação em uma hora. Porém, o tempo é suficiente para aprender que a ciência da computação é divertida, criativa, acessível para todas as idades e para todos os alunos, independentemente do conhecimento que eles tenham", afirma Sonia Alakaki, gestora do programa de inclusão social do ITI. As oficinas serão realizadas no primeiro e segundo semestre de 2020 e poderão participar professores do ensino fundamental e médio.

A equipe do ITI está visitando as escolas públicas interessadas da cidade de São Paulo, convidando os professores para participarem desse desafio. Os treinamentos vão ocorrer nos meses de Maio e Outubro e preveem a capacitação de 300 professores, que após as oficinas estarão aptos a inserir a linguagem da programação no aprendizado de seus alunos nos meses subsequentes. O projeto está em consonância com o documento “Currículo da Cidade - Tecnologias para Aprendizagem”, orientador da rede para o ensino fundamental.

Para saber mais informações e receber projeto em sua escola, entre em contato com o ITI através do telefone 11 3251-1399 ou e-mail: contato1@itinovacao.org.br.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

20/10/2020
Microsoft promete 5,5 milhões de vagas em cursos TI em plataforma suspensa pelo governo Bolsonaro

07/10/2020
USP abre vagas para mestrado em Ciências de Computação

16/09/2020
ACSoftware oferece 10 bolsas para capacitação profissional na Trilha DevOps da Jornada Learning

15/09/2020
Dell e IOS abrem cursos gratuitos para jovens e pessoas com deficiência em Campinas, RJ e Porto Alegre

14/09/2020
Estação Hack do Facebook abre 19 mil vagas gratuitas para curso de empregabilidade e inovação

10/09/2020
Meta oferece 350 vagas para TI. 21 delas para fora do Brasil

08/09/2020
CESAR School de Manaus abre inscrições para pós-graduação em Testes Ágeis

04/09/2020
Um em cada cinco servidores públicos será substituído por robô no Brasil

31/08/2020
CESAR abre inscrições para capacitação a distância em TI

24/08/2020
Contratações de pessoal cresceram 34% em julho

Desafio nacional: identificar os dados efetivamente valiosos ao negócio

Pesquisa da IDC mostra que quase a metade companhias pesquisadas no Brasil admitiu ter dificuldade para encontrar talentos e recursos responsáveis pelas análises das informações.

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Futuro sem aposentadoria – qual a saída?

Por luis Macedo*

O futuro financeiro nunca foi tão incerto. A aposentadoria "oficial", pelo INSS, fica cada vez mais distante para muitas pessoas, especialmente porque o mundo do trabalho mudou. Uma alternativa para uma parcela significativa da população que não tem carteira assinada são os fundos de previdência. O problema, no entanto, é a infinidade de fundos que existem.

Destaques
Destaques

Ministério Público: Teletrabalho exige direito à desconexão

Ministério Público do Trabalho elaborou uma nota técnica direcionada para as “empresas, sindicatos e órgãos da administração pública”.  Na orientação, sugere a adoção de etiqueta digital para orientação de patrões e empregados.

Dos 10% em teletrabalho no Brasil, maioria é branca, tem diploma e maior renda

Segundo o Dieese, 8,4 milhões de brasileiros trabalham de casa por conta da pandemia de Covid-19. Proporção chega a 22% dos trabalhadores em Brasília, mas não passa de 3% no Pará. 

Um em cada cinco servidores públicos será substituído por robô no Brasil

A Escola Nacional de Administração Pública estima que, por conta da Transformação Digital, a automação deverá substituir cerca de 100 mil postos de trabalho no Serviço Público Federal nos próximos cinco a 10 anos, sendo que a metade deles terá menos de 50 anos.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site