Home - Convergência Digital

ITI recruta professores para massificar ensino de programação em São Paulo

Convergência Digital* - 03/03/2020

O ITI – Instituto Tecnológico Inovação em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo, está recrutando professores da rede pública para a Hora do Código. A oficina trata-se de uma capacitação gratuita onde os professores aprendem lógica e fundamentos de programação, com atividades direcionadas ao aprendizado de forma prática e lúdica para que eles possam compartilhar com seus alunos os conceitos básicos da linguagem.

Os professores serão preparados e convocados a multiplicar o conhecimento sobre programação para 9.000 alunos. Após a oficina que terá duração de duas horas cada, o educador ganha a confiança de que pode ensinar computação mesmo sem ter uma graduação em ciência da computação e na sequência realizará a aplicação do conhecimento junto aos alunos.

Criado pela organização Code.org, o projeto é um movimento global que busca mostrar como é possível aprender um pouco de programação em curto espaço de tempo. "O objetivo da Hora do Código não é ensinar as pessoas a serem experts em ciência da computação em uma hora. Porém, o tempo é suficiente para aprender que a ciência da computação é divertida, criativa, acessível para todas as idades e para todos os alunos, independentemente do conhecimento que eles tenham", afirma Sonia Alakaki, gestora do programa de inclusão social do ITI. As oficinas serão realizadas no primeiro e segundo semestre de 2020 e poderão participar professores do ensino fundamental e médio.

A equipe do ITI está visitando as escolas públicas interessadas da cidade de São Paulo, convidando os professores para participarem desse desafio. Os treinamentos vão ocorrer nos meses de Maio e Outubro e preveem a capacitação de 300 professores, que após as oficinas estarão aptos a inserir a linguagem da programação no aprendizado de seus alunos nos meses subsequentes. O projeto está em consonância com o documento “Currículo da Cidade - Tecnologias para Aprendizagem”, orientador da rede para o ensino fundamental.

Para saber mais informações e receber projeto em sua escola, entre em contato com o ITI através do telefone 11 3251-1399 ou e-mail: contato1@itinovacao.org.br.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

14/07/2020
Transformação Digital vira pós-graduação no Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio

08/07/2020
Programa brasileiro de capacitação digital para a economia 4.0 abre inscrições

07/07/2020
Empresa de transformação digital abre 200 vagas para seu Programa de Estágio 2021

02/07/2020
Startup oferece 20 mil bolsas de estudos gratuitas para computação em nuvem

29/06/2020
DELL Technologies oferece três mil vagas para cursos online gratuitos por EaD

26/06/2020
Empresa de cibersegurança oferece cursos on-line gratuitos no Brasil

15/06/2020
IGTI tem mais de seis mil bolsas subsidiadas para TI

08/06/2020
Covid-19: Brasil sabe fazer software para 'jogar o jogo' global do digital

08/06/2020
LABData-FIA lança Pós-Graduações e MBAs de Big Data e Inteligência Artificial totalmente online

05/06/2020
Emprasa de TI cria trilhas online gratuitas para certificação Microsoft

Cientista de dados vai muito além de um analista de BI

São os cientistas de dados que têm capacidade de levar milhares de variáveis em consideração para definir a melhor tomada de decisão, pontua Luiz Malere, gerente de customer advisor e inovação do SAS.

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

Teletrabalho: medo de perder emprego cria obrigação de ficar 100% online

Pesquisa do LinkedIn aponta que 68% dos brasileiros têm trabalhado de uma a quatro horas a mais por dia por conta de estarem em home office. Maior parte reclama de ansiedade e estresse. Maioria também reclama da ausência dos colegas de trabalho, mas 43% se sentem mais produtivos com o trabalho remoto.

TST suspende demissões na Dataprev enquanto durar crise da Covid-19

Trabalhadores alegaram que os prazos acordados no fim da greve não terão como ser integralmente cumpridos diante da situação emergencial com a epidemia do coronavírus. 

TST: Teletrabalho tem de respeitar os contratos vigentes

Corte aponta, no entanto, que em situações emergenciais, como a atual crise da Covid-19, a adoção da jornada online temporária prescinde formalização, mas deve respeitar leis trabalhistas. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site