Clicky

SEGURANÇA

Brasil despenca 17 posições em ranking global de Segurança Cibernética

Ana Paula Lobo* ... 03/03/2020 ... Convergência Digital

O Brasil despencou 17 posições no ranking global de segurança cibernética, um estudo feito com 76 países, pela Comparatech. O país estava na 30ª posição no ranking em 2019 e, agora, aparece na 13ª posição, ficando atrás apenas de países como Argélia, Síria, Irã, Turquia e Egito. O Brasil é apontado como o pior país da América Latina na parte de controle da segurança cibernética.

O levantamento levou em conta taxas de infecção por malware, ataques de malware financeiro, preparação para ataques cibernéticos e legislação de segurança cibernética. O estudo mostra que o índice de infecção por malware no Brasil chegou a 10,53% e o número de PCs infectados chegou a 11,40%. Os ataques de porta Telnet a dispositivos conectados ficaram em 8,56%. Numa comparação com a Dinamarca, o país mais bem preparado do ranking, esses ataques a dispositivos ficaram em 0,05%.

O estudo da Comparatech mostra ainda que o Irã é o país com maior porcentagem de infecções por malware móvel, com 52,68%. A Bielorrússia é o país com maior número de ataques financeiros de malware, 2,9%. A Tunísia aparece como o país com maior porcentagem de infecções por malware de computador, com 23,26%. Já a China tem destaque na maior porcentagem de ataques por porta telnet, por país de origem, com 13,78%.

O Japão perdeu espaço para a Dinamarca e caiu quatro posições. Já a Dinamarca deu um salto e 'roubou' a posição do Japão, mesmo sem ter leis específicas para crimes cibernéticos. Suécia, Alemanha e Irlanda também tiveram melhora no desempenho. Já França, Canadá e Estados Unidos saíram do top 5 dos países mais seguros ciberneticamente. Os Estados Unidos despencaram para a décima posição com maior número de infecções por malware e ataques Telnet.



Google alerta sobre ‘nova engenharia social’ que explora Windows 10 e Chrome

Hackers teriam criado blog sobre segurança para recolher novas vulnerabilidades ainda sem correção e distribuir malware.

Golpistas simulam agendamento de vacina contra covid e clonam dados

Não repassem dados pessoais por telefone ou por SMS. A vacinação contra a Covid-19 não exige cadastramento prévio no ministério da saúde, nem no aplicativo Conecte SUS Cidadão.

TRF que atende São Paulo e Mato Grosso do Sul sofre ataque hacker

Tribunal assumiu o ataque, mas reportou que 'não houve invasão aos sistemas nem às bases de dados, tampouco furto de informações". A Polícia Federal foi acionada.

Contra invasões, Microsoft orienta uma série de correções de vulnerabilidades

Primeiro patch tuesday de 2021 corrigiu 83 vulnerabilidades no sistema operacional Windows, Edge, Office, Visual Studio, .Net Core Engine e SQL Server, entre outros. Atenção total ao CVE-2021-1648, um bug no serviço splwow64 do Windows que pode permitir que um invasor eleve seu nível de privilégio.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G