Convergência Digital - Home

Com Open Source, TI reforça o adeus às soluções proprietárias

Convergência Digital
Convergência Digital* - 27/02/2020

Uma pesquisa feita pela Red Hat, uma empresa da IBM, mostra que para mais de 95% dos entrevistados o open source é fundamental para a estratégia de software de infraestrutura empresarial de suas organizações. Especialmente na América Latina, os executivos esperam um aumento no uso dessas tecnologias: 85% deles afirmaram que desejam ampliar o uso do open source nas empresas para as quais trabalham.

O estudo foi feito com 950 líderes da área de TI no mundo. Os respondentes ainda disseram que a melhor qualidade do software (33%) foi a principal razão pela qual escolheram o open source, seguida do custo total de propriedade (30%) e melhor segurança (29%).

A pesquisa mostra que, atualmente, 36% das soluções de software de suas organizações são open source empresarial e esperam que esse número chegue a 44% em dois anos. Na mesma pesquisa, em 2018, mais da metade (55%) das soluções de software usadas pelos líderes de TI ouvidos era proprietária. Em 2019, a proporção caiu para 42%, número que deve baixar ainda mais, chegando a menos de 32% em dois anos.

Os líderes de TI pesquisados compartilharam que as três principais áreas em que o open source empresarial está sendo usado hoje são segurança (52%), ferramentas de gestão de cloud (51%) e bancos de dados (49%). Na América Latina, a tecnologia ajuda na modernização das infraestruturas de TI (63%), no desenvolvimento de aplicações (51%) e no DevOps (41%).

A computação em nuvem se tornou uma parte integral da estratégia corporativa e da arquitetura de TI para empresas. De acordo com o estudo da Red Hat, 63% dos entrevistados têm hoje uma infraestrutura de cloud híbrida. Daqueles que ainda não aderiram à nuvem, 54% planejam ter uma infraestrutura de cloud híbrida nos próximos 24 meses.

O estudo mostra ainda que 83% dos respondentes consideram que a tecnologia de código aberto empresarial tem contribuído muito para ampliar a capacidade de suas organizações de aproveitar arquiteturas de cloud. Acesse O Estado do Open Source: e tenha acesso completo ao estudo da Red Hat.
 


Destaques
Destaques

Embratel centraliza dados do ministério da Saúde na nuvem

Os dados do Portal do Ministério da Saúde, do Portal Coronavírus e e-SUS-VE foram 100% migrados para a nuvem da Embratel. Entre os aplicativos migrados está o CoronavírusSUS. Os apps de saúde já atingiram picos de mais de 80 milhões de acessos diários.

Compartilhamento de dados fomenta o big data no governo federal

A TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que ainda há muito por usar em análise de dados no governo. O MPF foi o maior utilizador dos dados para análise. O Executivo ficou com apenas 20%. Serviços na nuvem também ficam aquém do desejado.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site