Convergência Digital - Home

Com Open Source, TI reforça o adeus às soluções proprietárias

Convergência Digital
Convergência Digital* - 27/02/2020

Uma pesquisa feita pela Red Hat, uma empresa da IBM, mostra que para mais de 95% dos entrevistados o open source é fundamental para a estratégia de software de infraestrutura empresarial de suas organizações. Especialmente na América Latina, os executivos esperam um aumento no uso dessas tecnologias: 85% deles afirmaram que desejam ampliar o uso do open source nas empresas para as quais trabalham.

O estudo foi feito com 950 líderes da área de TI no mundo. Os respondentes ainda disseram que a melhor qualidade do software (33%) foi a principal razão pela qual escolheram o open source, seguida do custo total de propriedade (30%) e melhor segurança (29%).

A pesquisa mostra que, atualmente, 36% das soluções de software de suas organizações são open source empresarial e esperam que esse número chegue a 44% em dois anos. Na mesma pesquisa, em 2018, mais da metade (55%) das soluções de software usadas pelos líderes de TI ouvidos era proprietária. Em 2019, a proporção caiu para 42%, número que deve baixar ainda mais, chegando a menos de 32% em dois anos.

Os líderes de TI pesquisados compartilharam que as três principais áreas em que o open source empresarial está sendo usado hoje são segurança (52%), ferramentas de gestão de cloud (51%) e bancos de dados (49%). Na América Latina, a tecnologia ajuda na modernização das infraestruturas de TI (63%), no desenvolvimento de aplicações (51%) e no DevOps (41%).

A computação em nuvem se tornou uma parte integral da estratégia corporativa e da arquitetura de TI para empresas. De acordo com o estudo da Red Hat, 63% dos entrevistados têm hoje uma infraestrutura de cloud híbrida. Daqueles que ainda não aderiram à nuvem, 54% planejam ter uma infraestrutura de cloud híbrida nos próximos 24 meses.

O estudo mostra ainda que 83% dos respondentes consideram que a tecnologia de código aberto empresarial tem contribuído muito para ampliar a capacidade de suas organizações de aproveitar arquiteturas de cloud. Acesse O Estado do Open Source: e tenha acesso completo ao estudo da Red Hat.
 


Recrutadores e a dura tarefa de contratar cientistas de dados

O maior gargalo é encontrar profissionais adequados às demandas das empresas e o Brasil, hoje, é um exportador de talentos para outros países.

Destaques
Destaques

Metade das empresas no Brasil não confia na própria análise dos dados

Levantamento da Serasa Experian mostra ainda que 42% das companhias brasileiras admitem perder dinheiro com a má qualidade das informações. Má governança é vista como um desafio a ser superado. O mais grave: mais de 70% destão sem estratégia para superar essa etapa.

Dataprev vai comprar Inteligência Artificial e exige uso da nuvem pública

Estatal de TI não revela o montante a ser pago, mas diz que contrato será de 24 meses e inclui capacitação técnica dos funcionários, no modelo de serviços por demanda. Propostas devem ser enviadas até o dia 20 de julho.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site