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Hackathon Serpro quer atrair investidor estrangeiro

Convergência Digital* - 27/02/2020

Apresentar soluções tecnológicas que aproximem investidores estrangeiros do mercado brasileiro: essa é a proposta do próximo Hackathon Serpro, que se realiza de 20 a 22 de março deste ano no Espaço Colabore, em Salvador. “Nesta próxima edição, os times devem desenvolver aplicativos, sites, APIs ou quaisquer soluções tecnológicas que ajudem a resolver o desafio proposto. A ideia é facilitar não só a conexão de investidores estrangeiros com empresários nacionais, mas ir além, oferecendo dados que facilitem a tomada de decisão”, destaca Tiago Arrais, Chefe da Divisão de Eventos do Serpro.

Esperam-se até 80 participantes, em equipes formadas por três ou quatro pessoas. A premiação será de dez mil reais para o time que apresentar a solução vencedora, sete mil e quinhentos reais para o segundo colocado e cinco mil reais para o terceiro. As equipes participantes deverão criar soluções que apresentem indicadores econômicos, estudos de mercado, relatórios de inteligência e quaisquer outras informações da economia brasileira que auxilie no processo decisório de potenciais investidores. A inovação que vier daí poderá ser utilizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que externou a necessidade de contar com novas soluções de TI nessa área.

“Essa iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica com o Serpro. É um evento de extrema relevância para a agência”, declara Camila Paschoal, gerente comercial da ApexBrasil. A executiva afirma que o Hackaton lidará com a questão do Investimento Estrangeiro Direto (IED). O IED é, em sentido amplo, “a movimentação de capitais internacionais para propósitos específicos de investimento, quando empresas ou indivíduos no exterior criam ou adquirem operações em outro país. O IED engloba fusões e aquisições, construção de novas instalações, reinvestimento de lucros auferidos em operações no exterior e empréstimos entre empresas do mesmo grupo econômico”. Para saber mais sobre a missão da ApexBrasil e seu portfólio de serviços, acesse a seção Perguntas Frequentes no site da agência.

Como participar

Pessoas interessadas em participar do evento devem acessar o site do HackSerpro ler o edital e preencher o formulário. Para completar a inscrição, as equipes precisam publicar um vídeo de até três minutos no YouTube, enviando o link para o e-mail do hackathon até o próximo dia 10 de março, conforme determinado no edital. Uma comissão julgadora aprovará as inscrições.

Os vídeos devem conter: uma breve apresentação dos membros da equipe; descrição de suas principais competências; linguagens, ferramentas e tecnologias que a equipe domina; mencionar experiências anteriores em eventos semelhantes, caso as possua; e indicar projetos relevantes dos quais a equipe já tenha participado. Para mais informações, acesse o regulamento disponível no site do evento.

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