INOVAÇÃO

Serpro: reconhecimento facial faz, em média, 2,6 milhões de validações por mês

Convergência Digital* ... 21/02/2020 ... Convergência Digital

O Datavalid, sistema de validação de dados com reconhecimento facial do Serpro, realizou mais de 21 milhões de operações em 2019. Recentemente, o processo de checagem da solução foi aprimorado: ganhou ainda mais precisão e agora possui certificação internacional. Utilizado por mais de 140 empresas em todo o país, o Datavalid permite validar, em tempo real, informações de pessoas físicas (biométricas e cadastrais) e pessoas jurídicas (cadastrais). Atualmente, a média de validações é de 2,6 milhões de consultas mensais.

“Nosso processo de checagem foi aprimorado e hoje temos uma acurácia superior a 99,38%”, explica o gestor do Datavalid no Serpro, Daniel de Queiroga. Com isso, a solução agora possui uma certificação internacional de validação biométrica, o selo NIST ou "National Institute of Standards and Technology", concedido pela agência governamental do Departamento de Comércio dos EUA. O objetivo do instituto é incentivar a inovação e a competitividade industriais, promovendo  metrologia,  padrões e tecnologia para ampliar a segurança econômica e a qualidade de vida.

Entre os usuários do Datavalid estão a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que contratou a solução para dar mais segurança às operações. Empresas de transporte, como a Uber e 99, usam a ferramenta para validar selfies de seus motoristas e, com isso, garantir a segurança dos usuários.


Cloud Computing
Prefeitura de Jundiaí usa IA e nuvem pública da IBM no combate à Covid-19

A assistente virtual, MILLA, é baseada no IBM Watson Assistant, para oferecer à população da cidade do interior paulista um canal de fácil acesso para tirar dúvidas de como agir de forma rápida e apropriada.


Indústria de semicondutores reage à liquidação da Ceitec

Em nota, associação nacional do setor indica “preocupação” com a medida. “Liquidação distanciará ainda mais o Brasil do conhecimento de ponta.”

OBr.Global promove bootcamps Live sobre empreendedorismo

Aceleradora, especializada em internacionalização das empresas, ensinará técnicas adotadas no Vale do Silício, nos EUA.

Política de informática foi feita para o hardware, mas deu certo com o software

Para Sílvio Meira, a estratégia que o Brasil quer desenhar para Inteligência Artificial precisa desafiar à produção nacional para trazer os resultados pretendidos.

Open Banking faz XP ir às compras no Brasil

XP anunciou a aquisição de participação majoritária na fintech Fliper, responsável, hoje, por mapear R$ 7 bilhões lem investimentos na sua plataforma.

Software livre venceu e desapareceu. Agora tudo é serviço.

Como lembrou o cientista e professor Sílvio Meira, ao participar do Convergência Digital em Pauta, até o Windows passou a rodar sobre fundação Linux.  O mundo, hoje, é de quem tem o serviço como diferencial de concorrência.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G