Clicky

GOVERNO

Governo articula para vender Dataprev, Serpro e Telebras sem o aval do Congresso Nacional

Ana Paula Lobo* ... 18/02/2020 ... Convergência Digital

O Governo Bolsonaro, por meio da secretaria de Desestatização, do Ministério da Economia, articula para evitar que as privatizações do Programa de Parcerias de Investimentos - PPI-  passem pelo Congresso Nacional. Ideia é criar um sistema, batizado de 'fast track', para que o cronograma estabelecido seja cumprido: as vendas das estatais de TI e da Telebras, por exemplo, estão agendadas para junho de 2021.

De acordo com reportagem do jornal O Globo, publicada nesta terça-feira, 18/02, o Fast Track permitiria o não envio de um projeto de Lei ao Congresso Nacional para tratar das vendas das empresas governamentais. O temor do governo é que ao mandar a proposta de venda ao Congresso Nacional, as discussões se arrastem por muito tempo. O governo entende que apenas as vendas da Petrobras, Eletrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste têm de passar, obrigatoriamente, pelo Congresso Nacional pelo atual Programa Nacional de Desestatização.

O ministério da Economia também trabalha para entender melhor a participação do BNDES nas vendas das estatais. Lembrando que a venda da Dataprev já foi passada para o Banco de fomento do governo. A questão é que há integrantes da equipe da secretaria de desestatização que a participação do BNDES vai retardar o cronograma. O governo federal tem hoje 202 estatais, segundo dados divulgados pelo Ministério da Economia.

Com informações do Jornal O Globo


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Consumidor.gov.br: serviço público ao cidadão na Internet é um dos cases do 5x5 TecSummit

Com mais de 2 milhões de usuários ativos e 850 empresas cadastradas, o portal Consumidor.gov.br projeta a integração com as agências reguladoras. O coordenador geral substituto, Cristiano Mendes Rodrigues, é convidado do 5x5 TecSummit, e vai falar no dia 07 de dezembro.

Depois do BB, Banrisul é segundo banco a aderir ao login único do governo federal

Adesão viabiliza que os 4 milhões de clientes do banco gaúcho usem o mesmo login e senha que já utilizam na instituição financeira para acessar serviços públicos no portal Gov.br.

PF envolve Ceitec em suspeita de propina um dia depois de TCU receber documentos contra fechamento

Operação investiga superfaturamento em compras por dispensa de licitação. Servidores defendem investigação, mas apontam coincidência com denúncias de irregularidades na desestatização. 

Estratégia 2020-2031 busca direcionar Brasil para economia baseada em dados

Decreto 10.531/20, com “visão de longo prazo” para orientar agentes governamentais prevê fomento a big data, analytics e inteligência artificial. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G