INCLUSÃO DIGITAL

Agricultura: Mais de 5 mil torres poderiam ser usadas para levar banda larga à área rural

Luís Osvaldo Grossmann ... 13/02/2020 ... Convergência Digital

O abismo de conectividade entre áreas rurais e urbanas no país não chega a ser uma novidade, mas um novo estudo, encomendado pelo Ministério da Agricultura à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP mostra que existe infraestrutura ociosa que poderia fazer diferença no acesso à banda larga em regiões de alta produtividade – e portanto com potencial de consumo. 

“Esse estudo fez análise territorial, analisou variáveis sócio econômicas e ambientais para medir qual a demanda, qual a oferta e como atuar para diminuir esse gap, levando em conta os imóveis, renda e uso da terra. Mesmo áreas intensivas em agricultura têm um déficit muito alto de conexão 3G e 4G. Compra-se máquinas moderníssimas, com computadores on board, mas que funcionam desconectadas porque não tem internet no campo”, explica o secretário de Inovação do MAPA, Fernando Camargo.

Segundo o estudo, enquanto o Brasil possui cerca de 82 mil torres com antenas de celular instaladas, há outras 5.604 torres existentes que podem ser utilizadas para instalação de novas antenas para atender o campo. “Esse é o grande desafio, de como vamos colocar infraestrutura, e para isso precisamos de dinheiro. É um trabalho para o qual precisamos ter o Fust e os leiloes da Anatel”, defendeu Camargo, ao apresentar os dados preliminares do estudo nesta quarta, 12/2, durante o F4 Summit 2020, em Brasília.

“Nesse estudo, que estamos encaminhando para Anatel e para o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações a gente verifica que existe no Brasil um sombreamento muito grande no campo. Ou seja, o campo brasileiro não tem internet, não tem conexão, seja fixa ou móvel. E isso dificulta sobremaneira a agricultura digital. O objetivo nosso é demandar dos órgãos responsáveis que a gente consiga ter essa internet no campo, que é tão necessária”, afirmou. Assistam a entrevista com Fernando Camargo, do Ministério da Agricultura.


Carreira
PicPay expande e abre 100 vagas para Tecnologia

Aplicativo de pagamento busca, entre outros, analistas de dados, desenvolvedores  e especialistas em segurança da Informação. Atuação será por home office ou presencial, nas cidades de São Paulo e Vitória.

Licitação do MEC abre espaço para MVNOs na oferta de banda larga móvel gratuita

Propostas têm de ser enviadas ao governo até o dia 17. Contratação acontece ainda em julho. O preço de referência da RNP para este processo é de R$ 0,56 GByte/mês sem ICMS, considerando um pacote de dados de 20 Gbytes, para a quantidade de 5.000 alunos. 

No Brasil, 4,8 milhões de crianças e adolescentes não têm acesso à Internet

A desigualdade digital e social se evidencia quando se constata que a maior parte dos sem acesso está nas classes D e E e nas regiões Nordeste e Norte. O celular é o meio principal de contato com a rede social.

No Brasil, 39% dos alunos das escolas públicas não têm PCs, notebook ou tablet para estudar

A TIC Educação 2019 constata ainda que nas escola rurais, apenas 40% delas têm um PC ou uma conexão à Internet.

Brasil soma 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Smartphone é o rei

São 234 milhões de smartphones em uso no País e 190 milhões de computadores, revela pesquisa da FGVcia/SP. Em 2019, foram 12 milhões de PCs vendidos. Em 2020, a Covid-19 exigiu a troca de dispositivos e deverá incrementar o mercado, diz o professor Fernando Meirelles.

Aloo Telecom cede rede de fibra ótica para viabilizar UTI virtual

A Aloo Telecom é responsável por toda a tecnologia por trás do projeto UTI Virtual, em pareria firmada com o Hospital do Coração (HCOR) e a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial). Aliança permitirá atendimento em tempo rela para 100 leitos nos hospitais do SUS de Alagoas.

Vinte milhões de domicílios brasileiros não têm conexão a Internet

Pesquisa TIC Domicílios 2019 evidencia a desigualdade digital no Brasil, onde três em cada quatro brasileiros admitem usar a Internet, mas com qualidade distinta de acesso.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G