INTERNET

WhatsApp suspende 5 mil contas/mês no Brasil

Ana Paula Lobo ... 11/02/2020 ... Convergência Digital

A criptografia é a tecnologia mais forte para garantir a segurança das pessoas e continuará sendo essencial no WhatsApp, afirmou o diretor de Políticas Públicas para aplicativos de mensagens do Facebook na América Latina, Pablo Bello, ao participar de debate para marcar o Dia mundial da Internet Segura, comemorado neste 11 de fevereiro.

O executivo revelou que 5 mil contas de WhatsApp são suspensas mensalmente no Brasil com o uso de técnicas como Inteligência Artificial. "As tecnologia permitem chegar às mensagens que não são criptografadas para fazer essa identificação de conteúdo considerado nocivo e com a necessidade da suspensão da conta", explicou.

Pablo Bello aproveitou o evento, transmitido pelo You Tube, para reiterar: as mensagens do WhatsApp não são armazenadas em servidores do Facebook, mas, sim, nos dispositivos dos usuários e o Facebook não tem qualquer acesso para garantir a privacidade. Disse ainda que não há nenhuma intenção de deixar de usar a criptografia forte. A citação é relevante, uma vez que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, defendeu no Supremo Tribunal Federal, que a Justiça tem o direito de pedir acesso as mensagens de usuários como forma de combate ao crime.

"O WhatsApp não é uma rede social. Ele é uma plataforma de comunicação privada. Ela foi criada na Ucrânia para assegurar o direito do cidadão se comunicar. Ela é voltada para países onde a democracia não está consolidada. A punição do uso indevido da plataforma está sendo perseguida pelas equipes técnicas, mas temos de garantir a privacidade".

O diretor do WhatsApp citou números para comprovar as ações de restrição ao uso indevido da plataforma. Segundo ele, apenas 7% das mensagens correspondem a reenvio no Brasil. As 93% restantes são comunicações tradicionais. A redução de 20 para cinco mensagens para reenvio determinou uma queda de até 30% nas mensagens reenvidas no Brasil. Os grupos de WhatsApp onde há a disseminação das Fake News têm, em média, no Brasil, a participação de sete pessoas. "O fato é que mais de 80% das mensagens trafegadas no WhatsApp são uma alma. Elas têm uma pessoa por trás", reforçou.

Pablo Bello participou de debate, promovido pelo CGI.br, para promover o Dia Mundial da Internet Segura no Brasil, que acontece neste 11 de fevereiro. A data é comemorada em mais de 140 países e tem o intuito de envolver pessoas e diferentes setores em ações de conscientização, orientação, prevenção, autocuidado e promoção do uso seguro e da cidadania on-line.


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

TJSP começa com grupo Itaú projeto de citação eletrônica de pessoas jurídicas

Segundo oTribunal, informações técnicas para a participação foram enviadas a diversas instituições, mas por enquanto  somente o grupo financeiro respondeu. 

Facebook anuncia exclusão de mais de 50 milhões de postagens falsas

Trabalho de filtragem de conteúdo é  feito por algoritmos de inteligência artificial que identificam conteúdos abusivos com expressões de discurso de ódio, nudez adulta e atividades sexuais, violência e conteúdo explícito, bullying e assédio.

MPF: Expor em redes sociais quem descumpre isolamento é obrigação

Em nota técnica, Procuradoria dos Direitos do Cidadão defende ato de denunciar ou expor pessoas que promovem festas, reuniões ou outras atividades temporariamente proibidas.

MPF pede ao Google para tirar do ar vídeo de pastor vendendo feijão como cura da Covid-19

Valdemiro Santiago de Oliveira, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, vende por R$ 100 a até R$ 1 mil, sementes de feijão "mágico". 

CGI.br quer uso dos fundos de Telecom para garantir Internet na pandemia

Entidade recomenda a Executivo e Legislativo o uso de fundos setoriais para subsidiar a conectividade dos mais pobres, além de ampliação de infraestrutura e ações que facilitem a instalação de antenas de celular. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G