INCLUSÃO DIGITAL

Chamada inscreve telecentros para formação de agentes de inclusão digital

Convergência Digital ... 03/02/2020 ... Convergência Digital

O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações lançou nesta segunda, 3/2, uma chamada pública para adesão de pontos de inclusão digital, outrora batizados telecentros, que queiram participar do programa de formação de 1,2 mil agentes de inclusão digital – alunos de nível médio que vão atuar como monitores nos próprios PIDs a quem quiser aprender a usar computadores e navegar na internet. 

Esses 1,2 mil alunos serão formados em curso ministrado à distância, a cargo do Instituto Federal de Educação Profissional do Rio Grande do Norte. A distribuição das vagas prevê 500 para a região Nordeste, 300 para o Norte, 200 para o Sudeste, além de 100 para Sul e 100 para o Centro-Oeste. 

A adesão se dá pelo envio de formulário ao MCTIC, que pode ser acessado por meio do endereço www.mctic.gov.br/mctic/opencms/publicacao/arquivos/Edital-06-2020-PID.pdf.  

Para aderir, o Ponto de Inlcusão Digital deve funcionar em imóvel com infraestrutura adequada, de acesso livre e gratuito à população, possuir computadores interligados em rede lógica, com acesso à internet em banda larga, disponibilizar linha telefônica para contato. Já os candidatos a agentes de inclusão social devem ter mais de 16 anos e concluído o ensino fundamental no momento da pré-seleção pelo respectivo ponto de inclusão digital. 

O curso terá 480 horas e vai oferecer conhecimentos e desenvolver habilidades necessárias à utilização dos recursos de computadores, tablets e smartphones. Uma parte da carga horária será destinada à elaboração e implantação de um projeto comunitário, visando à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelo Agente de Inclusão Digital em atividades de apoio à comunidade onde vive.


O que somos e fazemos na Internet têm consequências fora da Rede

A Internet segura passa pela conscientização do usuário que não uma persona virtual e uma real, diz o especialista em Segurança da Informação do CAIS/RNP, Yuri Alexandro.

Robótica faz o jovem carente pensar e criar a tecnologia

Um dos trabalhos do Coletivo Periféricas, que atua em Salvador, é fazer o jovem resolver problemas, diz Geisa Duarte. Em muitas comunidades, a Internet acontece por meio de roteadores 'libertados'.

Parceria entre Hughes e Facebook instala no Brasil milésimo WiFi comunitário

Conexão foi feita na comunidade rural de Santa Bárbara, no Maranhão. Além do Brasil, os hotspots estão distribuídos pela Colômbia, México e Peru.

Brasileiro perdeu a mão e precisa reencontrar o rumo na Internet

A posição é defendida pelo comunicador Marcelo Tas. Segundo ele, o brasileiro tem uma tendência natural de interagir no meio social, mas não está fazendo de um jeito bom. Educação digital é urgente e é responsabilidade de todos.

Embrapa: Só 28% do campo tem conectividade para dar salto de produção

Sensores na terra e nos animais, simulação de fenômenos, monitoramento logístico e rastreabilidade são soluções que já poderiam ser disseminadas, mas esbarram na falta de internet nas áreas rurais brasileiras. 

Agricultura: Mais de 5 mil torres poderiam ser usadas para levar banda larga à área rural

Estudo do Ministério da Agricultura mostra que o Brasil possui 82 mil torres com antenas celulares e seria possível, no curto prazo, usar parte delas para levar conexão ao campo.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G