SEGURANÇA

Unicamp admite que foi invadida por hackers

Convergência Digital ... 24/01/2020 ... Convergência Digital

Uma das principais universidade do País, a Unicamp, assumiu que foi alvo de uma invasão de hackers. Nesta quinta-feira, 24/01, por meio de uma nota, a Unicamp informou que houve a invasão do site da Diretoria Acadêmica e um possível vazamento de dados privados.

A invasão foi detectada, inicialmente, em sistemas da Diretoria Acadêmica, mas a Reitoria admite que o problema pode ter acontecido também em outras áreas. Medida imediata de proteção foi tirar do ar o site da Diretoria Acadêmica.

A Diretoria Acadêmica é o órgão central da Universidade, responsável pelo registro e controle de todas as atividades da administração acadêmica, em todos os níveis de ensino.

Entre outras atividades, ela organiza, controla, orienta e dirige as atividades de atendimento ao público, matrículas, alteração de matrículas, inscrições de estudantes especiais, remanejamentos internos de cursos, emissão do Cartão Universitário e manutenção dos arquivos.

Na nota oficial, a diretoria da Unicamp informa que  a "Coordenadoria Geral de Tecnologia de Informação e Comunicação (CITIC) da Unicamp designou uma equipe para identificar as causas do incidente e a extensão dos danos. Medidas de contingência já estão sendo tomadas e não é necessária, por ora, nenhuma ação por parte dos usuários".


Globo afirma que ataque hacker não 'roubou' dados de usuários

Houve duas invasões ao sistema de notificações push da Globoplay e da GShow no final de semana. O ataque teria sido conduzido por um grupo hacker da Arábia Saúdita. Segundo a Globo, 'invasores se limitaram a enviar mensagens para toda a base'.

Consciência é a maior vacina contra os riscos cibernéticos

Em tempos de home office por conta do coronavírus, o gerente de segurança do CAIS/RNP, Edilson Lima, diz que cabe ao usuário redobrar seu cuidado. "Cada um tem de fazer sua parte", afirma.

Cibercrime usa Coronavírus para roubar dados pessoais no WhatsApp

Golpe oferece suposto kit gratuito com máscara e álcool gel - a ser dado pelo Governo Federal - para atrair as pessoas mais nervosas em relação à pandemia.

RNP terá programa para formar profissionais em Segurança Cibernética

O diretor da área na Rede Nacional de Pesquisa, Emilio Nakamura, assegura que a intenção é 'acelerar a formação de novos profissionais não apenas na Academia, mas também na inovação aberta'.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G