Uma das principais universidade do País, a Unicamp, assumiu que foi alvo de uma invasão de hackers. Nesta quinta-feira, 24/01, por meio de uma nota, a Unicamp informou que houve a invasão do site da Diretoria Acadêmica e um possível vazamento de dados privados.
A invasão foi detectada, inicialmente, em sistemas da Diretoria Acadêmica, mas a Reitoria admite que o problema pode ter acontecido também em outras áreas. Medida imediata de proteção foi tirar do ar o site da Diretoria Acadêmica.
A Diretoria Acadêmica é o órgão central da Universidade, responsável pelo registro e controle de todas as atividades da administração acadêmica, em todos os níveis de ensino.
Entre outras atividades, ela organiza, controla, orienta e dirige as atividades de atendimento ao público, matrículas, alteração de matrículas, inscrições de estudantes especiais, remanejamentos internos de cursos, emissão do Cartão Universitário e manutenção dos arquivos.
Na nota oficial, a diretoria da Unicamp informa que a "Coordenadoria Geral de Tecnologia de Informação e Comunicação (CITIC) da Unicamp designou uma equipe para identificar as causas do incidente e a extensão dos danos. Medidas de contingência já estão sendo tomadas e não é necessária, por ora, nenhuma ação por parte dos usuários".
Não repassem dados pessoais por telefone ou por SMS. A vacinação contra a Covid-19 não exige cadastramento prévio no ministério da saúde, nem no aplicativo Conecte SUS Cidadão.
Tribunal assumiu o ataque, mas reportou que 'não houve invasão aos sistemas nem às bases de dados, tampouco furto de informações". A Polícia Federal foi acionada.
Primeiro patch tuesday de 2021 corrigiu 83 vulnerabilidades no sistema operacional Windows, Edge, Office, Visual Studio, .Net Core Engine e SQL Server, entre outros. Atenção total ao CVE-2021-1648, um bug no serviço splwow64 do Windows que pode permitir que um invasor eleve seu nível de privilégio.
Questionada pela CVM, a companhia admitiu que houve, sim, vazamento de dados, mas preferiu não confirmar quais foram. Também admitiu que recebeu pedido de resgate dos hackers. Embraer disse ainda que os sistemas de TI já estão reestabelecidos.