Home - Convergência Digital

Klabin usa drones para prevenção em tempo real

Convergência Digital - 23/01/2020


A Klabin, produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil e pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, obteve liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar veículos aéreos não tripulados (VANTs ou drones) sem a necessidade de contato visual constante com uma equipe em terra.

A Unidade Florestal da companhia, responsável pelo manejo de cerca de 216 mil hectares de florestas nativas e mais de 239 mil hectares de florestas plantadas de pínus e eucalipto, já utiliza drones em sua operação desde 2014. Com a liberação, a empresa poderá realizar voos de até 400 pés (aproximadamente 120 m) de altura e a um raio de cinco quilômetros de distância. Antes, as distâncias eram limitadas a 500 metros do ponto de decolagem.

De acordo com Marino Moreira, líder da equipe de VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) da Klabin, a novidade garante um ganho para a empresa e para os colaboradores que pilotam os drones. "A nossa equipe poderá operar com mais segurança, já que não precisará mais se deslocar para áreas muito próximas aos terrenos plantados para fazer as imagens. Além disso, a Klabin poderá aumentar a sua produtividade, já que o raio de alcance do drone aumenta".

Por meio do novo sistema, a operação é observada em tempo real, seja para captar imagens aéreas da região quanto para ajudar na prevenção de pragas, doenças, possíveis incêndios florestais, dentre outras atividades. "A autorização trará mais propriedade, segurança e resultados assertivos nos monitoramentos florestais", acrescenta Moreira.

*Com informações da Klabin

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

23/01/2020
Klabin usa drones para prevenção em tempo real

03/12/2019
Novartis e RD simulam entrega de medicamentos por drone em São Paulo

06/11/2019
ANAC faz consulta pública sobre futuro dos drones

03/09/2019
Governo capacita servidores para usar drones em fiscalização

07/05/2019
Mercado de drones e geolocalização gira R$ 1,5 bilhão no Brasil em 2019

12/04/2019
Governo de SP cria 'Dronepol' e usa drones para vigilância

19/03/2019
Embrapa vai usar drones para detecção e contagem de gado

08/03/2019
iFood faz testes de entregas por drones

22/08/2018
Empresa faz primeira entrega com uso de drone no Brasil

04/07/2018
Empresa nacional instala tecnologia de detecção de drones hostis na Brink's

Destaques
Destaques

Covid-19 fez smartphone virar agência bancária com 41% das transações financeiras

As transações bancárias feitas por pessoas físicas pelos canais digitais foram responsáveis por 74% do total de operações analisadas em abril, revela a Febraban.

Oi Móvel terá um 'único' dono e Oi não se exclui do jogo do 5G

O CEO da Oi, Rodrigo Abreu, descartou a possibilidade de vender a Oi Móvel 'fatiada' para atender aos interessados: Vivo/TIM e Claro. "Sem chance. O ativo será vendido todo", disse. Sobre o 5G, diz que dependendo do modelo de venda, a Oi entra pensando em B2B, IoT e até para ser MVNO.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Uma escolha de Sofia no leilão de 5G

Por Juarez Quadros do Nascimento*

Em um país democrático, como o Brasil, sem análise estratégica, não daria para arriscar em dispor, comercial e tecnologicamente, de “uma cortina de ferro ou uma grande muralha” para restringir fornecedores no mercado de telecomunicações.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site