Clicky

Home - Convergência Digital

Klabin usa drones para prevenção em tempo real

Convergência Digital - 23/01/2020


A Klabin, produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil e pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, obteve liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar veículos aéreos não tripulados (VANTs ou drones) sem a necessidade de contato visual constante com uma equipe em terra.

A Unidade Florestal da companhia, responsável pelo manejo de cerca de 216 mil hectares de florestas nativas e mais de 239 mil hectares de florestas plantadas de pínus e eucalipto, já utiliza drones em sua operação desde 2014. Com a liberação, a empresa poderá realizar voos de até 400 pés (aproximadamente 120 m) de altura e a um raio de cinco quilômetros de distância. Antes, as distâncias eram limitadas a 500 metros do ponto de decolagem.

De acordo com Marino Moreira, líder da equipe de VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) da Klabin, a novidade garante um ganho para a empresa e para os colaboradores que pilotam os drones. "A nossa equipe poderá operar com mais segurança, já que não precisará mais se deslocar para áreas muito próximas aos terrenos plantados para fazer as imagens. Além disso, a Klabin poderá aumentar a sua produtividade, já que o raio de alcance do drone aumenta".

Por meio do novo sistema, a operação é observada em tempo real, seja para captar imagens aéreas da região quanto para ajudar na prevenção de pragas, doenças, possíveis incêndios florestais, dentre outras atividades. "A autorização trará mais propriedade, segurança e resultados assertivos nos monitoramentos florestais", acrescenta Moreira.

*Com informações da Klabin

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

04/02/2021
Startup de drones de segurança capta R$ 850 mil de venture capital online

19/01/2021
Enel Brasil une Inteligência artificial, edge computing e drones para inspecionar redes e usinas

23/10/2020
Polícia Federal quer usar drones no combate aos crimes eleitorais.

12/08/2020
iFood é autorizada a usar drones em entregas

10/07/2020
Governo discute regras para uso de drones na agricultura

23/01/2020
Klabin usa drones para prevenção em tempo real

03/12/2019
Novartis e RD simulam entrega de medicamentos por drone em São Paulo

06/11/2019
ANAC faz consulta pública sobre futuro dos drones

03/09/2019
Governo capacita servidores para usar drones em fiscalização

07/05/2019
Mercado de drones e geolocalização gira R$ 1,5 bilhão no Brasil em 2019

Destaques
Destaques

Brasil está fora dos países liberados pela Espanha para o Mobile World Congress

Programado para acontecer de 28 de junho a 01 de julho, o organizador, GSMA, fechou um acerto com as autoridades espanholas para isentar os participantes das restrições impostas às pessoas de fora da União Europeia.

Highline se propõe a comprar licença 5G e oferecer espectro como serviço para ISPs

A proposta da empresa, explicou Luis Minoru, diretor de estratégia e novos negócios, é o de oferecer toda a infraestrutura na modalidade de serviço. Já há testes em andamento, não revelados, para o funcionamento da modalidade que inclui a operação de telefonia móvel.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Com rede sujeita a apagões, qual impacto do 5G na energia no Brasil?

Por Pedro Al Shara*

Segundo pesquisa da Vertiv, fornecedora de equipamentos e serviços para infraestrutura crítica, um aumento da ordem de 150% a 170% no consumo energético é projetado no setor de Telecom até 2026. Com toda a inovação que o 5G representa, mais dispositivos poderão acessar a internet móvel ao mesmo tempo, utilizando o mesmo sinal.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site