Convergência Digital - Home

Computação em Nuvem entra na grade curricular da Escola Superior de Rede

Convergência Digital
Da redação - 21/01/2020

A Escola Superior de Redes (ESR) - unidade de serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) - divulgou o calendário de cursos ofertados pela instituição em 2020. Serão cerca de 50 turmas distribuídas nas unidades de Belém, Brasília, Rio de Janeiro, Cuiabá, João Pessoa, Porto Alegre e Salvador, com carga horária de 16 a 40 horas. Entre as novidades previstas, estão os cursos nas áreas de Computação em Nuvem e Segurança da Informação, em parceria com a CompTIA, que oferece certificações em TI com reconhecimento internacional.

Estima-se a demanda por 420 mil novos profissionais de TI até 2024, segundo dados da Brasscom/ IDC. Esse número é maior do que o de profissionais formados em cursos superiores de perfil tecnológico. As áreas de Segurança da Informação e Nuvem ganham destaque, pois, juntas, representam aproximadamente 17% desse total.

"Tais fatos revelam a necessidade de formação de mão-de-obra qualificada no curto prazo. Felizmente a ESR oferece cursos práticos, focados no mercado, com carga horária adequada e parcerias internacionais nas áreas de maior demanda", afirma o diretor-adjunto da ESR, Leandro Guimarães. Ao longo do ano, novas turmas serão abertas nas unidades de Campinas, Belo Horizonte e Manaus. Além das turmas presenciais, a ESR também realiza turmas sob demanda em suas unidades ou in-company, em qualquer lugar do Brasil.

Foi o caso do curso de preparação para a certificação Security+, da CompTIA, realizado em Campo Grande (MS) para o Exército Brasileiro. "O curso abordou de maneira precisa o conteúdo da certificação, utilizando tanto o material didático da CompTIA como o da ESR, com ênfase para o que realmente importa para passar na prova. Também explicou, com simplicidade e exatidão, diversos conceitos importantes para profissionais da área de TI", afirmou o aluno Marcos Vinicius Sadock, tenente do 9º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército.

Segundo o diretor da ESR, Leandro Guimarães, as certificações são cada vez mais valorizadas para balizar o conhecimento e ajudam a desenvolver carreiras. Por conta disso, os próximos cursos em parceria com a CompTIA serão disponibilizados com conteúdo oficial traduzido, laboratórios virtuais e vouchers para provas de certificação.

Estão por vir, em 2020, novidades no modelo de ensino a distância (EaD) e na formação de Data Protection Oficer (DPO), em especial Public Data Protection Officer (PDPO), em parceria com a empresa holandesa Exin. A capacitação é focada no desenvolvimento de profissionais para adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que passa a valer a partir de agosto de 2020. Para conferir a programação e garantir sua matrícula, basta acessar: http://esr.rnp.br/cursos/pre-matricula


Destaques
Destaques

IDC: mercado de nuvem pública vai chegar a R$ 15 bilhões em 2020

Mercado de TI brasileiro vai crescer 5,8% impulsioando pelos negócios de clóud computing e pela aceleração do mercado de software. Nuvem privada tem a preferência das grandes empresas e fica com até 25% do orçamento destinado à TI.

BRK Ambiental, CTG Brasil e Via Varejo aderem à nuvem na jornada digital

Empresas implementaram a plataforma SAP S/4HANA para sustentar a estrastégia digital. Os negócios de cloud tiveram forte impacto na receita da SAP Brasil.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Você já pensou no impacto que os seus dados geram no planeta?

Por Gustavo Loiola*

Hoje, são milhares de data centers espalhados pelo Planeta. É engraçado pensar nisso quando hoje falamos da tal da “nuvem" que armazena os nossos dados. Tiramos uma foto? Vai para a nuvem. Postamos no Instagram? Vai para a nuvem. Netflix, Spotify, Deezer? O streaming também está na nuvem.

As lições do buraco negro e da análise de dados às empresas

Por Paulo Watanave*

O fato é que por trás das aplicações e sistemas usados nas operações já existe um grande e variado conjunto de insights e algoritmos que podem ser usados para gerar valor real às organizações e para as pessoas de um modo geral. Estima-se que menos de 10% das companhias em todo o mundo tenham estratégias bem definidas para a utilização dos recursos digitais e das informações.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site