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Vivo amplia diferença de TIM e Claro no 4G

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo* - 08/01/2020

O Brasil fechou o mês de novembro com 228,476 milhões de acessos móveis ativos, de acordo com dados divulgados pela Anatel. O 4G segue sendo o grande campeão de adições e o impulsionador do mercado pós-pago, que cada vez mais se aproxima do pré-pago no País. O 4G também demarca a competição entre as operadoras. A Vivo amplia a vantagem diante das rivais, com quase 10 milhões de acessos a mais no 4G, somando 48,368 milhões de acessos 4G ativos.

TIM e Claro acirram a disputa pela segunda posição. A TIM está à frente, com pouco mais de 2 milhões de acessos ativos da rival Claro. A TIM fechou novembro com 38,531 milhões de acessos. A Claro fechou o décimo e primeiro mês de 2019 com 36,445 milhões de chips LTE. Já a Oi totalizou 24,789 milhões de acessos.

Do ponto de vista de base móvel, o resultado em novembro foi alentador. Houve crescimento de adesões ao serviço, depois de dois mees anteriores de queda. O pós-pago foi o mais procurado pelo consumidor ficando com 108,626 milhões de acesos, ou 47,54% da base total. O pré-pago ainda detém a maioria do mercado, com 52,46%, mas, em novembro, contabilizou 881 mil desligamentos fechando o mês com 119,849 milhões de chips ativos.

O mercado comprova que o 2G e o 3G perdem espaço, mas ainda são relevantes no País. As redes 2G ainda contam com 30,453 milhões de linhas ativas. O 3G somava, em novembro, 45,169 milhões. reunidas, as duas tecnologias chegam a quase 86 milhões dos acessos ativos, o que significa quase 40% da base total nacional. Os dados estão disponíveis aqui: https://www.anatel.gov.br/paineis/acessos/telefonia-movel

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