INOVAÇÃO

MCTIC atualiza programa de apoio a ecossistemas de inovação

Luís Osvaldo Grossmann ... 20/12/2019 ... Convergência Digital

Uma portaria publicada nesta sexta, 20/12, no Diário Oficial da União, atualiza a organização institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para apoio a ecossistemas inovadores. O objetivo é estimular o surgimento, desenvolvimento e a sobrevivência de empresas de base tecnológica no país. 

“O novo marco legal [de C&T] ampliou conceitos, até então restrito a parques tecnológicos e incubadoras, com novos arranjos. No ecossistema, na infraestrutura, temos os parques, mas também as cidades digitais, distritos e polos tecnológicos, por exemplo. E nos mecanismos promotores, além das incubadoras há aceleradoras, ambientes de coworking, laboratórios abertos”, explica o coordenador de ambientes inovadores do MCTIC, José Silvério. 

Reestruturado, o Programa Nacional de Apoio aos Ambientes Inovadores busca estimular o adensamento tecnológico das cadeias produtivas da economia brasileira por meio da criação de empresas fornecedoras de produtos, processos e serviços inovadores para empresas já consolidadas no mercado nacional e melhorar a competitividade da economia brasileira por meio da ampliação da quantidade de empresas brasileiras atuando em segmentos de alto conteúdo científico e tecnológico no mercado internacional.

Para tanto, usa especialmente recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com a Finep como canal de irrigação. Há uma coordenação da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, em articulação com os ministérios da Economia e da Educação, Finep, CNPq, BNDES, além de atores como Confap, Anprotec, Fortec, ABVCAP e a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). 

O apoio a parques tecnológicos e incubadoras rendeu frutos nos últimos dez anos desde a criação do PNI, agora ampliado. Nas contas do MCTIC, em que pese a diversidade, existem no país 53 parques tecnológicos em funcionamento, além de 363 incubadoras de empresas. E mesmo se tratando de um ambiente mais recente, já são pelo menos 57 aceleradoras em operação. 


Laura, a IA nacional que já salvou 12 mil vidas, entra no combate ao Coronavírus

Tecnologia será disseminada em todo o Brasil, depois de um acordo com o governo federal. Em setembro do ano passado, no Rio Info 2019, o Convergência Digital entrevistou um dos idealizadores da Laura.

Governo seleciona entidades para compor GT de propriedade intelectual

Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual, originalmente parte da Camex e agora sob tutela do Ministério da Economia, terá 10 representantes da sociedade civil. 

BC cria grupo de trabalho para implantar open banking até novembro

GT será formado por representantes do próprio BC, por associações de Internet como Abranet e Câmara-e.net, Febraban (grandes bancos); Abecs e Abipag (empresas de pagamentos); ABBC (bancos médios); OCB (cooperativas), ABCD e ABFintech (fintechs).

Aceleradora busca start-ups e projetos no setor de Cannabis no Brasil

The Green Hub realiza o Cannabis Thinking, para fomentar o desenvolvimento de projetos criativos. Em março, acontecerá o Demo Day.

BC contrata Dinamo Networks e faz acontecer o pagamento instantâneo

Autoridade Monetária selecionou a fornecedora brasileira para comprar 22 HSMs, voltados à segurança das transações por R$ 1,350 milhão. Todo o software usado é desenvolvido no Brasil. Nova infraestrutura pode ser a pá de cal nos cartões de débito, TEDs e DOCs.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G